18 de abril é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil no Brasil

A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte preparou uma programação especial para comemorar o aniversário de Monteiro Lobato, um dos autores mais marcantes de nossa literatura, e o Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril).

Durante todo o mês de abril, as bibliotecas públicas da cidade promovem diversas atividades, como oficinas de leitura e escrita, encontros com escritores, produção de flipbooks, haicais e muito mais. Toda a programação é gratuita. A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte terá toda sua programação de abril dedicada à data comemorativa.

As ações vão desde oficinas literárias para crianças e jovens, com a leitura de livros de Monteiro Lobato, seguida de atividades lúdicas, até ações voltadas ao público adulto que buscam o debate da literatura infantil. As bibliotecas dos Centros Culturais também prepararam uma grade especial para o Mês da Literatura Infantil. Em meio a rodas de leitura, oficinas lúdicas e de poesia, duas atividades chamam a atenção.

Durante todo o mês, em diversos centros culturais da cidade, a escritora Branca Maria de Paula, faz a leitura compartilhada do seu livro “Claro Escuro”, seguida de discussões com os participantes e criação literária. Outra atividade interessante é a oficina de produção de flipbooks (livros animados), com Vanessa Oliveira, que também acontece em vários centros culturais. Ações de debate Em meio às atividades para crianças e jovens também acontecem ações de debate sobre a literatura infantil. Em uma destas ações, João Luís Ceccantini, professor de Literatura Brasileira da UNESP e pesquisador nas áreas de literatura infantil e juvenil, leitura e formação de leitores, faz uma palestra sobre a obra de Monteiro Lobato e a formação da literatura infantil brasileira. A palestra acontece no dia 16, a partir das 18h30, na Biblioteca Infantil e Juvenil. 

No dia 25, às 17h, A Biblioteca Infantil também promove uma mesa de debate sobre a ilustração no livro para crianças e jovens. O encontro terá a presença dos ilustradores Flávio Fargas, Anna Cunha e Marilda Castanha. Os interessados em participar destes encontros devem se inscrever através do e-mail dpbpl.fm@pbh.gov.br.

Informações: http://portalpbh.pbh.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas