5ª Edição do "Abril Indígena" reúne 11 etnias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, será aberta a 5ª Edição do "Abril Indígena" em Belo Horizonte, evento anual que acontece na Assembleia Legislativa, coordenado pelo Conselho dos Povos Indígenas (Copimg) e tem a parceria do Mandato do deputado André Quintão. O Abril Indígena 2013 reunirá em BH cerca de 120 indígenas representantes das 11 etnias que vivem em Minas Gerais.

O tema deste ano é "Por uma vida sustentável" e o evento começa com um rito religioso em defesa de PACHAMAN (Mãe-Terra), às 8h, na Praça da Assembleia. São objetivos do Abril Indígena promover o debate dos indígenas com os poderes sobre as políticas públicas voltadas para as suas comunidades, chamar a atenção para os seus direitos de cidadania e valorizar a cultura tradicional.

Às 14h30, haverá audiência pública da Comissão de Participação Popular (CPP), requerida pelo seu presidente, deputado André Quintão (PT), no Teatro da Assembleia. Participam da audiência o Ministério da Saúde, a FUNAI, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedese), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público Federal. Antes da Audiência, às 13h30, n Hall de Entrada da Assembleia, haverá a cerimônia de lançamento dos II Jogos Indígenas, com a apresentação de uma modalidade de esporte tradicional.

Os Jogos Indígenas acontecerão em Carmésia, em julho próximo, na Aldeia Terra Guarani-Pataxó, Região Central do Estado e, como em 2012, realizam-se graças à emenda popular aprovada ao PPAG e ao Orçamento Anual do Estado. No ano passado,São João das Missões, no Norte do Estado, sediou os I Jogos Indígenas de Minas Gerais. Nos dias 19 e 20, o "Abril Indígena" tem continuidade com uma série de atividades na cidade de Carmésia.

Clique aqui e veja toda programação Indígenas da Região Metropolitana

Com o objetivo de divulgar a cultura indígena, valorizar e fortalecer sua identidade em espaços metropolitanos, uma série de debates, projeção de filmes, exposições e oficinas compõe o “Abril Indígena Metropolitano 2013 em Belo Horizonte, realizado pelo Movimento Lideranças Indígenas Aranã, Carajá Pataxó Xacriabá, com apoio da ONG italiana GVC, que apoia a causa indígena.

Os participantes estarão presentes na Audiência Pública da Comissão de Participação Popular (CPP), no dia 18, às 14h30, requerida pelo deputado André Quintão. A programação do Abril Indígena Metropolitano tem início no sábado, dia 12, com a inauguração da Mostra de Artesanato de povos indígenas de Minas e da Bahia, no Centro Municipal de Referência do Artesanato, à Av. Amazonas, 2472, no Barro Preto.

Programação:


Informações: www.andrequintao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas