Exposição Madrid Mirada reúne fotos de 14 latino-americanos sobre a capital espanhola

Por Clarice Mendes,
Interface Comunicação

A pluralidade de olhares sobre uma mesma cidade e uma reflexão sobre a particularidade do fazer artístico por meio da fotografia. É o que o público vai encontrar na mostra Madrid Mirada, que será aberta no dia 31 de março, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado. Até o dia 30 de abril, Belo Horizonte vai conferir os trabalhos de 14 fotógrafos latinoamericanos, cada um de um país distinto – incluindo o Brasil - que durante uma semana percorreram as ruas de Madrid e registraram suas impressões sobre a capital espanhola.

A mostra é uma realização da Fundação Clóvis Salgado e do Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha e difusor mundial da cultura hispânica. A entrada é franca.

No dia 31 ainda acontece, às 19h uma aula aberta com o mineiro Eustaquio Neves, representante do Brasil na mostra. O tema do encontro é Experimentos de autor, e a aula acontece no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, com entrada franca.

Madrid Mirada

As imagens foram capturadas sem nenhum tipo de exigência ou limitação temática, e o resultado final são registros marcados pela diferença. Lado a lado, estão séries formadas por obras individuais, fotografias materializadas em objetos e retratos que dialogam com vídeos e sons. As técnicas utilizadas foram as mais diversas, passando pelo tradicional preto/branco, pela sépia, pelo uso da imagem numérica e chegando ao trabalho com imagens estretoscópias para gerar a sensação de espaço.

A diversidade de olhares sobre Madrid – uma cidade plural por natureza - convida o público a refletir sobre a realidade, partindo de obras que remetem tanto às marcas do passado quanto a aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos atuais. Em um contexto em que grande parte fotografias colecionadas e exibidas nos museus surgiram para cumprir funções concretas – como a publicidade ou o jornalismo – é raro ter-se uma produção desligada de seu caráter funcional.
É aí que Madrid Mirada se destaca, uma vez que abre as portas para a experimentação e a reflexão sobre as possibilidades do trabalho fotográfico. A mostra merece destaque ainda não somente por sua qualidade artística e seu sentido, mas também pela dinâmica de trabalho em rede proporcionada durante sua realização.

O projeto, inspirado na exposição España em Roma, possui três grandes objetivos: dar visibilidade aos artistas tanto na Espanha quanto na própria América Latina; fazer com que estes fotógrafos revelem o seu olhar sobre Madrid, uma cidade que historicamente tem recebido grande número de imigrantes latinoamericanos e promover uma rede de cooperação e promoção cultural em todo o mundo.

O público poderá fazer uma radiografia da capital espanhola, e quem for ao Centro de Arte Contemporânea e Fotografia verá uma cidade na qual o passado histórico contrasta com um presente em constante transformação.

Os registros dos 14 fotógrafos, entre eles o brasileiro Eustaquio Neves, revelam lugares de uma Madrid repleta de identidades próprias, que geram os mais diversos estados de ânimo e sentimentos e que se convertem em memórias e lembranças.

Depois de aberta em Madrid, em 2008, a exposição está percorrendo cidades dos países de cada um dos 14 fotógrafos que participaram da exposição.

Serviço

Exposição Madrid Mirada
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia
Av. Afonso Pena, 737, Centro
Data: 31 de março a 30 de abril - 2010
Horário: terça a domingo: 12h às 19h / quinta-feira: 12h às 21h
Entrada franca
Informações: 31 – 3789-1600

Comentários

Postagens mais visitadas