Especial 21 de março: Dia Mundial da Poesia

Poeta Peregrino do Vale do Jequitinhonha

(Poema de Lucia Welt para o poeta Cláudio Bento)


Acompanho, poeta, teus passos, tuas andanças nas Gerais
como o Inconfidente tramando a Liberdade
e me orgulho de ti.

Acompanho tuas confabulações, teus arrazoados
tuas contas de poeta
pouco práticas
que fazem os contadores e os burocratas sorrirem
abanando as cabeças
e me orgulho de ti

Acompanho daqui, tão de longe,
do fundo do meu Pampa
tuas peregrinações
tuas incansáveis andanças
no Vale dos teus sonhos
dos sonhos de tua infância imperecível
e me orgulho de ti

Acompanho tuas pausas, teus silêncios
mas também tuas risadas
de indizível prazer
grande lúdico que és e sábio
em teu hedonismo quilombola
e me orgulho de ti

Acompanho daqui da extensa pradaria ondulada,
teu caminhar pelos vales
entre montanhas
pelas várzeas dos sinuosos rios
dos canoeiros celebrados
de teus poemas reais
e me orgulho de ti

Acompanho tuas visitas
aos artesãos humildes, aos poteiros
às rendeiras
aos violeiros
aos santeiros a quem encomendas
um São Jorge Ogun
vistoso
como os numes do povo sabem ser
e me orgulho de ti

Agora vai, poeta,
à tua aldeia mágica
do Encantado Vale
em visita à tua "Mama-áfrica"
no seu dia
e leva a ela
o meu orgulho de ti

Amanhã os albores te sorrirão
porque caminhaste sorrindo
e levaste a palavra da Poesia
como da Liberdade mesma
por entre as vilas humildes
da tua sofrida terra
que te ensinou a sorrir
e me orgulho de ti...


O programa Viola Brasil, apresentado pelo compositor Chico Lobo, será novamente exibido na TV Horizonte nesta terça-feira - 4h30, na quarta às 3 horas, na quinta às 5 horas e às 22h30 e na sexta às 22 horas.
Quem não viu terá novamente a oportunidade de ver o poeta Cláudio Bento falando da sua infância em Jequitinhonha, lendo alguns dos seus poemas e explicando detalhes da festa de posse da diretoria do Instituto Valemais e também sobre o projeto Nosso Canto Valemais Jequitinhonha. Assistam.Um grande abraço. Cláudio Bento


A TV Horizonte é uma emissora de Minas Gerais, no ar no canal aberto 19, em UHF, e no cabo, em Belo Horizonte, nos canais 22 da NET e 24 da Oi TV.

Comentários

Postagens mais visitadas