DIA INTERNACIONAL DA MULHER




 “Quando uma mulher aprendeu a ler, surgiu a questão feminina no mundo.”
MARIE VON EBNER-EISCHENBACH (1830-1916), In: ‘Aforismos’, 1880.

“Elas gritaram ‘Ele não’ para tentar evitar a vitória de Jair Bolsonaro, do PSL. Não conseguiram, mas não desistiram de suas bandeiras. Mulheres organizadas em partidos, movimentos de esquerda e grupos feministas vão ocupar as ruas de novo no Dia da Mulher, neste 8 de março, sexta-feira.”
 Grafite no bairro de Botafogo, Rio / Foto: FMPeixoto 



“Embora sejam vistas como uma reedição dos atos Ele Não – que antes da eleição reuniram milhares de pessoas em dezenas de cidades –, as manifestações desta vez não têm alvo único e determinado.”
 “Combate ao feminicídio, punição aos culpados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e condições justas para as mulheres na reforma da Previdência são algumas das pautas contidas no mote oficial dos atos.”

 “O lema completo, já espalhado nas convocações via redes sociais, é: MULHERES CONTRA BOLSONARO! VIVAS, POR MARIELLE! EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA, DEMOCRACIA E DIREITOS. Por trás do cartaz estão voluntárias, coletivos locais e grupos de maior expressão que também articularam os eventos da época da campanha eleitoral, quando os maiores públicos foram em São Paulo, Rio, Brasília e Salvador.”
 “A meta é ir além do que foi o ‘Ele não', afirma Marcela Azevedo, do Mulheres em Luta, ligado ao movimento sindical Conlutas. ‘Agora a gente precisa dialogar também com quem votou no Bolsonaro, abrir um canal com o conjunto das mulheres da sociedade. O momento é outro’.”
Fonte: blogdacidadania.com.br

Texto de: 
Fernando Moura Peixoto

Comentários

Postagens mais visitadas