Brazilian TV seleciona projetos de produtores independentes


De 14 de julho a 27 de agosto estão abertas as inscrições para o Programa Internacional de Capacitação (PIC) Novos Formatos. 25 projetos audiovisuais serão selecionados para o workshop a ser realizado de 6 a 10 de dezembro, em São Paulo, com consultores e profissionais de destaque no mercado internacional.


Com o PIC Novos Formatos, o Brazilian TV Producers-BTVP dá continuidade aos workshops que preparam os produtores independentes brasileiros - de pequeno, médio ou grande porte - para competir no mercado internacional. Com muito sucesso, em 2009, foram realizados os Programas Internacionais de Capacitação (PICs) em Animação e Documentários.

O objetivo do PIC Novos Formatos é o fomento a processos criativos que possam resultar no desenvolvimento de novos tipos de conteúdos para a televisão e mídias digitais. Sem nenhum custo, o PIC Novos Formatos oferecerá aos produtores selecionados:

• Debates em painéis com temas como: Formas de Financiamento, Distribuição e Licenciamento;
• Consultas individuais com os especialistas para melhor adaptar seus produtos às necessidades do mercado internacional;
• Hospedagem, transporte e alimentação.

O BTVP é o programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Newton Cannito, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, Gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Marco Altberg, Presidente da ABPI-TV, e Eliana Russi, Gerente Executiva do BTVP, respondem pelo programa.

Como se inscrever

Para participar, as produtoras devem ser registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), mas não precisam ser associadas ao BTVP ou à ABPI-TV. A seleção dos projetos inscritos será feita por especialistas do mercado internacional. Os envolvidos no Programa serão definidos pelo BTVP, com a orientação do consultor estratégico Jacques Bensimon (ex-presidente do National Film Board do Canadá). Cada um dos 25 projetos selecionados terá dois representantes no workshop, totalizando 50 profissionais capacitados. Os selecionados de fora da cidade de São Paulo receberão apoio em acomodação e transporte

Entre 14 de julho e 27 de agosto, os produtores poderão se inscrever pelo site www.braziliantvproducers.com/picnovosformatos. As instruções e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site.

Ao final do PIC Novos Formatos, os especialistas escolherão os melhores projetos para participar de um pitching no RioContentMarket, evento do mercado audiovisual que acontecerá de 16 a 18 de março de 2011.

Histórico dos PICs

O PIC Animação foi realizado de 4 a 8 de maio de 2009, em São Paulo. O Programa Internacional de Capacitação para Séries de Animação reuniu 25 produtoras brasileiras de diversos Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará). O workshop contou com a participação de seis especialistas em animação da França, Canadá e Estados Unidos, além da presença de profissionais brasileiros.

O PIC DOC, Programa Internacional de Capacitação de Documentários aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Foram selecionados 40 projetos de diferentes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, entre outras. Participaram do evento 16 consultores internacionais de importantes emissoras e instituições, como os canais ARTE, National Geographic e YLE, entre outros.

Brazilian TV Producers - BTVP

Criado em 2004, o BTVP tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras internacionais.

A ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) é a entidade proponente do BTVP. Fundada em 1º de julho de 1999, no Rio de Janeiro, representa as produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. Atua em todas as esferas e busca novas oportunidades de mercado no Brasil. A ABPI-TV está envolvida em importantes debates do setor, como PL 29, novas mídias, novas fontes de financiamento e parceiros.


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA ABPI-TV/BTVP

Comentários

Postagens mais visitadas