O XVII Congresso Brasileiro de Poesia se encerra hoje na terra do vinho















A cidade gaúcha de Bento Gonçalves é a terra do vinho e também a capital brasileira da poesia há 17 anos. Na primeira semana de outubro, mais uma vez Bento abre suas portas para a caravana de poetas participantes da décima-sétima edição do Congresso Brasileiro de Poesia, que começou nesta segunda, dia 05 e termina hoje.

O tema deste ano é: “De Baudelaire a Leminski”, em homenagem ao ano da França no Brasil. Cerca de duzentos poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países da América do Sul participam de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.

A grande novidade desse ano é a realização da Jornada SESC de Estudos de Poesia, formada por painéis, debates e recitais, com grandes nomes da literatura gaúcha e brasileira: Armindo Trevisan, Antonio Cícero, Fabrício Carpinejar, Wilmar Silva, Maria Carpi, Airton Ortiz, Os PoETs, Grupo Poesia Simplesmente, Ronaldo Werneck, Sergio Napp, Uili Bergamini, Dilan Camargo, Caio Ritter, Ronald Augusto, Marlon de Almeida e Sidnei Schneider.

Escolas continuam sendo prioridade do evento

Trinta e duas escolas do município participam do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e alunos de doze delas participam das atividades nas dependências do SESC. Os poetas também marcam presença no Presídio Municipal, APAE, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.
Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento destacam-se: “Poesia na vidraça” (que consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros), “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas), “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.
Recitais fazem a diferença

Os organizadores mais uma vez apostam na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso dos eventos. Neste ano, dividem o palco do SESC e de algumas escolas, performances de poetas dos estados do Amapá, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul além de Peru, Chile e Uruguai.

Dentro da programação da Jornada SESC de Estudos de Poesia estão recitais do grupo Os PoETs, Poesia Simplesmente, Telma Scherer e o show Ópera Pampa, com Rodolfo da Costa, Cassiano Farina e Diogo Farina.

Em homenagem ao ano da França no Brasil, o grupo carioca Poesia Simplesmente leva a Bento Gonçalves dois recitais: “Ulalá, c’est si bom, três bien... Tem tupinambá na festa de Rouen!” e “Brasil à francesa: eterna sedução”.

No palco do SESC, além do grupo Poesia Simplesmente, também apresentam recitais e performances os seguintes poetas: Wilmar Silva e Francesco Napoli, Luiz Edmundo Alves, Renato Gusmão, Marko Andrade, Artur Gomes e May Pasquetti, Dalmo Saraiva, Jiddu Saldanha, Telma da Costa, Piri, Edmilson Santini, Casa do Poeta de Canoas, Tanussi Cardoso e Delayne Brasil, Casa do Poeta de Camaquã, Casa do Poeta Latino-Americano, Confraria Cappaz e Comunidade Poemas à Flor da Pele.
Junto com o XVII Congresso Brasileiro também são realizados o XVII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas, a XIV Mostra Internacional de Poesia Visual e o XX Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultural Sur/Brasil.

No ano passado, produzimos o vídeo Anu Era um Livro, nele pode observar um pouco do que a convivência entre poetas propicia de criatividade...









Imagens: Poetas participantes do Congresso Brasileiro de Poesia. Capa das antologias lançadas este ano pelo Proyecto Sur. Participo do volume 9, que estará disponível para venda em breve no Coletivo Contorno/sede do IMEL, em Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas