Ensaio sobre a Origem das Linguas está em temporada no Teatro SESI Holcim

“Como os primeiros motivos que fizeram o homem falar foram paixões, suas primeiras expressões foram tropos. A primeira a nascer foi a linguagem figurada e o sentido próprio foi encontrado por último. Só se chamaram as coisas pelos seus verdadeiros nomes quando foram vistas sob sua forma verdadeira. A princípio só se falou pela poesia,só muito tempo depois é que se tratou de raciocinar”
Jean-Jacques Rousseau

“El sueño, el delirio, la hipnosis y otros estados de relajación de la conciencia favorecen el manar de las frases. La corriente parece no tener fin: una frase nos lleva a otra. Arrastrados por el río de imágenes, rozamos las orillas del puro existir y adivinamos un estado de unidad, de final reunión con nuestro ser y con el ser del mundo. Incapaz de oponer diques a la marea, la conciencia vacila. Y de pronto todo desemboca en una imagen final. Un muro nos cierra el paso: volvemos al silencio
Octavio Paz

Ensaio sobre a Origem das Lingua
Inspirado em Jean-Jacques Rousseau

O Teatro estará mais vivo que nunca, neste século em que se esforçam para materializar todas as operações da alma. Sentidos, signos sensíveis para expressar, para atuar sobre os sentidos do outro mediante o movimento e a voz, o tato e o gesto. Com
quais outros órgãos podemos nos comunicar? Com quais outras linguagens diferentes da linguagem das línguas?Berço e sepulcro.
Gênesis e apocalipse. O esboço da página em branco se dissemina e viaja através de 500 anos de história. São vozes hieroglíficas, originarias, em mutação de sangue, de coloração, míticas.Os traídos do passado elevam suas vozes através da imagem de uma mulher sem mãe. Nas curvas mais retorcidas das duvidas, as penas se transformam em teclas, os dedos bramam por escrever com barro e ao aproximar-se da raiz ancestral não podem voltar atrás.

“Yo necesito de mis antecesores para expresarme y ellos no podrían llegar a expresarse sin mi, siempre se trabaja en grupo, aunque sea imperceptiblemente”
Guilles Deleuze

O grupo Tropofonia realiza diferentes atividades artísticas na Argentina, no Uruguai e no Brasil. O mesmo nasceu a quatro anos no Rosario, Argentina, como um programa de rádio, e o crescimento natural fez com que as atividades estendessem ao teatro, cinema e editorial.

O Grupo de Teatro Olho Nu, dirigido por Geraldo Octaviano, tem em seu currículo diversas montagens teatrais, entre elas, MIGUILIM de Guimarães Rosa, INDEZ de Bartolomeu Campos Queiróz, JUCA MULATO de Menotti del Picchia. Este ano os dois grupos de Teatro fizeram uma parceria e dela nasceu este espetáculo.

Começamos com O Ensaio sobre a origem das Línguas de Jean Jacques Rousseau, ele nos levou
aos ensaios de Montaigne e a Octavio Paz, ao bailarino Vaslav Nijinsky e ao mestre Alejadinho e aos Inconfidentes, aos Tupinambás, a Antonin Artaud, a Marques de Sade e a Alejandra Pizarnik, a Homero, a canções infantís do mundo, aos poetas Valter Hugo Mae, Waldir Araújo, Leo Masliah, Nina Hagen, Indio Solari, e por fim chegamos a nós mesmos.

Elenco:
Araci: Laia Ferrari Lefelman
Iamandú: Sebastián Moreno
Direção: Geraldo Octaviano
Produção argentina-brasileira: TROPOFONIA – TEATRO OLHO NU

Sinopse:
Uma escritura compulsiva. Um homem perturbado pela linguagem. Um ser simbólico, mitológico. Não há forma de dormir, há um eterno pesadelo. O tempo é tão pesado como o silêncio. Como escrever a história da humanidade com uma língua nascida do estupro?Um escritor na cúspide da transformação, a poesia resistindo com garras e gritos a contaminação do sonho induzido em noite adentro. Paixão, loucura, violência, repressão, resistência, é a tinta indelével que marcará os corpos destes dois deuses em busca do humano.O jogo realidade-ficção surge cobrindo as necessidades. O teatro aparece onde a falta entorna.

APRESENTAÇÕES:
20, 21, 22, 23, 24 de outubro 21 hs
25/10 20hs.

Outros horários especiais para escolas
LOCAL: TEATRO SESI HOLCIM
Rua Padre Marinho 60 – Santa Efigênia – Belo Horizonte
INFORMAÇÕES: (31) 9654 7287 / (31) 3452 7633 (31) 9133.4425


Apoio: Instituto Imersão Latina (IMEL).

Comentários

Postagens mais visitadas