Pular para o conteúdo principal

Teto desabado do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens mostra descaso com patrimônio cultural brasileiro


No dia 4 de setembro, às 16h00, haverá, em Mariana, a solenidade de criação da Associação dos Amigos do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.

O neto do poeta , ícone do simbolismo no Brasil, enviou um texto que mostra a indignação da família com o descaso com o patrimônio cultural. Eles pedem a restauração e reabertura do museu.

Museu Casa Alphonsus Guimaraens está fechado

Este momento será nossa oportunidade de sensibilizar as autoridades públicas quanto à restauração do Museu. Desta forma, para aqueles que estiverem disponíveis nesta data, pedimos a gentileza de comparecerem em Mariana.

O problema é sério e exige atitudes certeiras e imediatas. Não se trata de uma luta fetichista pela memória de um parente ou de uma história familiar, mas de uma luta legítima contra o desprezo e ausência de memória cultural em relação à obra de um poeta cujo renome é, sem duvida, internacional.

A indignação, tendo chegado em seu estado paroxístico, fez com que verificássemos a possibilidade de se obter verba orçamentária, uma vez que os projetos de restauração, inseridos no contexto das leis de incentivo à cultura, estão indeterminadamente bloqueados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e no Ministério da Cultura - MINC há lgum tempo.

Ora, todos sabemos o quão difícil é prever a utilização de verba orçamentária, sobretudo quando se trata de Cultura. Desta forma, urge nossa mobilização para podermos salvar o Museu de um ponto final eterno. Isto posto, precisamos agir de forma estratégica, buscando, nas esferas políticas, apoio imediato para a restauração do Museu.

Como também sabemos, o governador Aécio Neves decretou a construção das estátuas de Alphonsus Pai e Alphonsus Filho. Se é verdade que estes poetas, de constelação inigualável, merecem a lembrança e a homenagem mais verdadeira esta é a hora de revitalizarmos o Museu que, por iniciativa dos filhos de Alphonsus Pai, se tornou concreto na década de 1970.
Esperamos, pois, que possamos reunir nossas forças para permitir ao Museu Casa Alphonsus de continuar a ser uma história viva do Príncipe dos Poetas Mineiros.

Família Guimaraens

Informações enviadas por Lucas Guimaraens, neto de Alphonsus Guimaraens, um dos autores de Nós da Poesia, antologia poética que será lançado pelo selo IMEL em parceria com a All Print na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 2009 de 20h às
22hs. e-mail: lucas.dearaujoribeiro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…