Teto desabado do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens mostra descaso com patrimônio cultural brasileiro


No dia 4 de setembro, às 16h00, haverá, em Mariana, a solenidade de criação da Associação dos Amigos do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.

O neto do poeta , ícone do simbolismo no Brasil, enviou um texto que mostra a indignação da família com o descaso com o patrimônio cultural. Eles pedem a restauração e reabertura do museu.

Museu Casa Alphonsus Guimaraens está fechado

Este momento será nossa oportunidade de sensibilizar as autoridades públicas quanto à restauração do Museu. Desta forma, para aqueles que estiverem disponíveis nesta data, pedimos a gentileza de comparecerem em Mariana.

O problema é sério e exige atitudes certeiras e imediatas. Não se trata de uma luta fetichista pela memória de um parente ou de uma história familiar, mas de uma luta legítima contra o desprezo e ausência de memória cultural em relação à obra de um poeta cujo renome é, sem duvida, internacional.

A indignação, tendo chegado em seu estado paroxístico, fez com que verificássemos a possibilidade de se obter verba orçamentária, uma vez que os projetos de restauração, inseridos no contexto das leis de incentivo à cultura, estão indeterminadamente bloqueados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e no Ministério da Cultura - MINC há lgum tempo.

Ora, todos sabemos o quão difícil é prever a utilização de verba orçamentária, sobretudo quando se trata de Cultura. Desta forma, urge nossa mobilização para podermos salvar o Museu de um ponto final eterno. Isto posto, precisamos agir de forma estratégica, buscando, nas esferas políticas, apoio imediato para a restauração do Museu.

Como também sabemos, o governador Aécio Neves decretou a construção das estátuas de Alphonsus Pai e Alphonsus Filho. Se é verdade que estes poetas, de constelação inigualável, merecem a lembrança e a homenagem mais verdadeira esta é a hora de revitalizarmos o Museu que, por iniciativa dos filhos de Alphonsus Pai, se tornou concreto na década de 1970.
Esperamos, pois, que possamos reunir nossas forças para permitir ao Museu Casa Alphonsus de continuar a ser uma história viva do Príncipe dos Poetas Mineiros.

Família Guimaraens

Informações enviadas por Lucas Guimaraens, neto de Alphonsus Guimaraens, um dos autores de Nós da Poesia, antologia poética que será lançado pelo selo IMEL em parceria com a All Print na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 2009 de 20h às
22hs. e-mail: lucas.dearaujoribeiro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas