DOCTV América Latina divulga filme vencedor da etapa brasileira


O projeto "Laura", de Fellipe Barbosa, foi o vencedor da etapa brasileira do DOCTV América Latina. O cineasta vai receber o prêmio no valor de US$ 70 mil para a realização do documentário de 52 minutos de duração, a ser produzido pela Vermelho Filmes Produções e transmitido pela TV Brasil em 2010, juntamente com os vencedores dos outros 12 países participantes.

A escolha foi realizada no dia 11 de setembro, após a defesa oral apresentada pelos dois últimos concorrentes que encontravam-se empatados. O júri brasileiro é formado por Wolney Oliveira, Renato Nery, Marco Antonio Coelho, Sérgio Sanz e Dario Gularte. Todos são profissionais de TV e Audiovisual representando o Ministério da Cultura, as TVs Públicas, TV Brasil, TV Cultura, a classe produtora independente - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABDN), Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) e a Fundacion del Nuevo Cine Latino Americano.

A história de uma jornalista brasileira que vive ilegalmente em Nova York há 25 anos, leva o diretor a propor um exercício reflexivo sobre a falência do “sonho americano” que embalou o fenômeno de imigração e expatriamento de milhares de latino-americanos nas últimas décadas. O objetivo do documentário, segundo Fellipe Barbosa é investigar o mistério de Laura na esperança de que seu caso extremo e específico ilumine a realidade do imigrante latino-americano que, mesmo nas maiores adversidades, persiste no exílio seduzido por uma máquina de sonhos.

Autor e produtor, juntamente com os vencedores dos demais países irão participar de uma oficina de desenvolvimento de projetos, a ser realizada em meados de outubro em Havana - Cuba, entrando em seguida a produção.

Informações: sav.internacional@cultura.gov.br
(Ascom SAv/MinC)

Comentários

Postagens mais visitadas