Produção literária é tema do CINEZEN

Em 20 de agosto, na Ao Café, site CineZen reúne os escritores Cláudia Brino, Madô Martins, Marcio Callegaro, Regina Alonso, Sidney Sanctus, Valdir Alvarenga e Vieira Vivo.

Qual a situação do meio literário santista? Há incentivos? Como fazer para publicar as obras? Com o intuito de abordar a produção literária e os eventos do segmento em Santos e região, o CineZen realizará, em 20 de agosto, sábado, às 20h, na charmosa Ao Café, a 1ª edição do “CineZen Literário”. O encontro reunirá profissionais importantes que contribuem para a divulgação e a publicação de obras na Baixada Santista.

A mesa será formada pelos escritores Cláudia Brino, Madô Martins, Marcio Callegaro, Regina Alonso, Sidney Sanctus, Valdir Alvarenga e Vieira Vivo (saiba mais deles abaixo). Todos desempenham relevantes papeis na fomentação do setor, publicando seus trabalhos de forma independente e incentivando a literatura, levando informação e dando oportunidades à população.

André Azenha, editor do site, organiza e será o mediador do bate-papo.
O evento é beneficente e pede-se um quilo de alimento não perecível ou uma lata tradicional de Mucilon para colaborar com a Casa Vó Benedita.

O Ao Café (www.aocafe.com.br) fica na Avenida Siqueira Campos, 462, no Boqueirão, esquina do Canal 4 com a Rua Doutor Lobo Viana.

Participantes:

Cláudia Brino: Criadora da Editora Costelas Felinas, diagramadora, autora de 13 livros publicados, fotógrafa, ativista cultural. Fundadora e coordenadora do Clube de Poetas do Litoral (CPL). Diretora de performances poéticas, co-editora da revista lítero-temática Cabeça Ativa. Contato: cacbvv@gmail.com.

Madô Martins: Escritora e jornalista, autora de obras em prosa e verso, várias delas premiadas e impressas em Portugal e diversos estados brasileiros. Tem nove livros publicados: “Doce Destino” (poesia), “Paixão e Morte” (contos), “Pensando em Verso” (infantil), “O Jacaré da Lagoa” (infantil), “Alfabeto do Vento” (haicais), “Uma vez em 2284 e outras histórias planetárias” (contos), “Três meses no Japão” (crônicas de viagem), “Voo de Borboleta” (crônicas) e “Avesso” (romance). Desde 2000, é colunista do jornal A Tribuna, de Santos, escrevendo crônicas aos domingos, no caderno Galeria. Textos da escritora também se encontram em mais de 70 coletâneas, nacionais e estrangeiras. Realiza palestras e oficinas literárias. Assina a coluna Letras cotidianas, no site midiativasantos.com.br. Contato: madomartins@yahoo.com.br.

Marcio Callegaro nasceu em São Paulo, reside em Santos desde 1997. É estudioso de Teoria da Literatura, transita com facilidade entre diferentes gêneros textuais. Dramaturgo e romancista, possui premiações em música, teatro, roteiro de HQ, fan fiction, contos fantásticos e literatura infanto-juvenil. Participa da antologia “Contempoemidade — olhares sobre o espaço que nos cerca”, pela Algol Editora, com programação de lançamento de seu romance para novembro deste ano. Contato: mrcallegaro@yahoo.com.br.
Regina Alonso: autora de “Ofício”, “Tábua de Marés”, “Olho por Olho”, “Circularidade”- poesias; “Ondas Vão e Vem”, haicai; “Vento Noroeste”, prosa e haicai. “Refavela, refazendo o sentido”, texto-dramaturgia com Renato Di Renzo. Vários prêmios, em contos, crônicas, poesia e haicai. Publicações em antologias, revistas literárias, jornais. Faz oficinas literárias. Membro-Proler/BS, Grêmio de Haicai Caminho das Águas, Grupo Poetas Vivos, Seis e Meia. Coordena projetos literários:“Café com Letras”- AMBEP e Outras Palavras-Ong Tamtam. Contato: orgone1@terra.com.br.

Sidney Sanctus: É o pseudônimo literário de Sidney Luís dos Santos, santista, nascido em 1960. Fez seus estudos fundamental e médio no Colégio Canadá, entre 67 e 77. Em 79, participou do Grupo Picaré, que aglutinava escritores e artistas independentes. Em 81, lançou o seu primeiro livro de poesias: “Chocolate com Pipoca”, durante a 1ª Feira Nacional de Escritores Independentes, realizada com grande sucesso no Teatro Municipal de Santos. Em 1982, participou da “Antologia Picaré, uma dúzia de poetas”. Posteriormente, passou a divulgar seu trabalho em várias revistas de poesia independente do Brasil e do exterior. Integrou ainda ‘Impressões – Antologia Poética’, em 2009, “Noite das Flores – Antologia Poética”, em 2010 e publicou ‘Musa Atômica” – coletânea, em 2011. Atualmente, é co-editor da revista Mirante. Seus poemas geralmente expressam “os sentimentos do homem perante a colossal magnitude do Universo”. Contato: sidneyexcelsior@hotmail.com.

Valdir Alvarenga: Santista, 59 anos, casado, poeta. Criou a revista literária Mirante em 1982, a qual segue editando. Integrou o mítico grupo Picaré. É autor dos livros “Plenilúnio’, ‘Pequeno Marginal” e “Autógrafo”. E funcionário público, desde 1979. Em 1984 passou a atuar na Secretaria de Cultura de Santos. Coordena projetos importantes para o desenvolvimento e a propagação da cultura santista. Dentro do Leia Santos, cujo objetivo é levar a leitura à população, estão o Adote um Livro, Adote um Gibi, Varal de Poesia, Exposição Literária e Escritor na Rua. O Autor e Sua Obra e o Diálogos Terapêuticos são realizados na Biblioteca Mário Faria, no Posto 6 da orla da praia. Cursou a Faculdade de Letras. Sempre envolvido em projetos culturais, seu mais novo projeto é lançar o livro Dupla Face, de sua autoria com sua esposa, Irene Bulhões. Contato: mirantepoesias@hotmail.com.

Vieira Vivo: Poeta da geração mimeógrafo, ex-integrante do Grupo Picaré. Atualmente é co-editor da Editora Costelas Felinas e da revista Cabeça Ativa. É integrante do Clube de Poetas do Litoral (CPL), letrista, radialista, escritor, ativista cultural, tendo até o momento 09 livros publicados, inclusive o "Humor Cego" lançado recentemente. Contato: cacbvv@gmail.com.
André Azenha: Jornalista, crítico de cinema, poeta e formado em Roteiro pela Escola de Cinema de São Paulo. Foi repórter e colunista musical dos sites, revistas e jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Alagoas. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, “Poesia a Quatro Mãos”, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Em 2011, fez críticas de filmes para a revista Época São Paulo. Atualmente assina uma coluna, sempre às quartas, no portal do Curta Santos (www.curtasantos.com.br/blog). É colunista do Jornal da Orla, na edição impressa e no site, onde apresenta um vídeo semanal. Participa de e organiza ciclos de cinema e eventos culturais. Colabora com a revista literária Mirante. Criou o CineZen (www.cinezen.net) em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”, evento beneficente realizado sempre nos aniversários do site, com o objetivo de estimular a discussão e a produção cultural. Escreve também no blog pessoal www.andreazenha.com.

Serviço:

CineZen Literário: Eventos e produção literária em Santos
Quando: Sábado, 20 de agosto de 2011, 20h
Onde: Ao Café (avenida Siqueira Campos, 462, Boqueirão, Santos)
Entrada franca
Informações: 55 + 13 3224-5744

Realização:

CineZen: site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista) e prestar serviços. Semanalmente publica críticas das estreias de cinema e lançamentos em home vídeo, desde filmes contemporâneos até clássicos e cults. Conta com colaboradores de Santos, São Paulo, Santa Catarina, Recife e em 2010 firmou parceria com a Cinemaki, rede social para a discussão de cinema, com membros do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. Atualmente conta com 56 mil acessos únicos mensais. Pode ser acessado pelos endereços www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br. Contato: editor.cinezencultural@gmail.com

Apoio Cultural

Ao Café: Instalada em uma aconchegante casa, rodeada de muito verde, a Cafeteria Ao Café, inaugurada em maio de 2006, se ressalta não só pelo atendimento personalizado, mas principalmente como um local onde se respira cultura. O cardápio possui 20 tipos de café, entre gelados e quentes. Quem preferir um chazinho, a casa possui 33 opções: nacionais e importados, quentes ou gelados. Foi a primeira cafeteria a trazer para a cidade de Santos as famosas sodas italianas. São oito sabores, destacam-se: amora, cereja e maçã-verde. A cafeteria também oferece cervejas long neck Bohemia Pilsen, Bohemia Escura, e a belga Stella Artois, e sorvetes da marca La Basque. Para acompanhar as bebidas a tentação fica por conta dos bolos e salgados. A programação cultural da casa é eclética e pode ser conferida no site www.aocafe.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas