Cine Sesc e Centro Cultural São Paulo recebem Mostra Internacional do mundo árabe de cinema


6ª MOSTRA INTERNACIONAL DO MUNDO ÁRABE DE CINEMA


21 a 29 de junho de 2011



Desde 2005, a MOSTRA INTERNACIONAL DO MUNDO ÁRABE DE CINEMA apresenta anualmente ao público brasileiro uma amostra da produção cinematográfica recente dos países árabes. Chegando à sua sexta edição com sessões na Cinemateca (de 21 a 29 de junho), no CineSesc (dos dias 16 a 23) e no Centro Cultural São Paulo (dos dias 17 a 25), o evento exibe este ano quinze filmes que representam o que há de melhor e mais novo no cinema árabe atual, vindos de países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos e Palestina. As produções foram selecionadas pelas curadoras Nagila Guimarães, brasileira, e Dora Bochoucha, tunisiana.


Com exceção do drama histórico Fora da lei, de Rachid Bouchareb, indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, todas as demais atrações são inéditas no Brasil e incluem outras produções premiadas como Caindo por terra, de Chadi Zeneddine; Filho da Babilônia, de Mohamad Al Daradji, nomeado em 2010 pela Revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio; Cidade da vida, de Ali Mostafa, primeiro filme dos Emirados Árabes a ser distribuído nacional e internacionalmente; Outra vez, de Joud Said, o mais jovem diretor sírio a concluir um longa-metragem; e Microfone, de Ahmad Abdallah, primeiro filme egípcio a receber o prestigioso prêmio The Golden Tanit do festival de Cartago 2010. As mulheres também marcam presença na seleção de filmes da mostra: da tunisiana Raja Amari será exibido Segredos enterrados, seu segundo longa-metragem, que participou das competições dos festivais de Veneza e Abu Dhabi; de Kamla Abu Zekri será apresentado Um a zero, campeão de bilheteria no Egito e destaque em inúmeros festivais internacionais. E Dima El Horr comparece com seu primeiro e brilhante longa-metragem, Todo dia é feriado, que mistura política e surrealismo.


A mostra exibe ainda três documentários: VHS Khaloucha, de Néjib Belkadhi, história hilária de um cineasta amador que produz longas-metragens em VHS, o palestino Porto da memória, e Reciclar, do diretor Mahmoud Al Massad, que revela o ambiente social gerador de terroristas e imigrantes.


A programação inclui ainda, no dia 29 de junho, às 20h00, um debate com a curadora brasileira da mostra, Nagila Guimarães, e com as tunisianas Raja Amari e Lina Chaabane Menzli, respectivamente diretora e produtora do filme Segredos enterrados, que será exibido na ocasião. Durante o encontro, elas falam sobre a situação atual da Tunísia após o levante que ocorreu no início deste ano, sobre a arte de fazer cinema no Oriente Médio, sobre as produções árabes atuais e o mercado cinematográfico.


Uma realização do ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o SESC-SP, com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a com a Cinemateca Brasileira, a mostra tem patrocínio da Câmara do Comércio Árabe Brasileira, do Banco do Brasil e do CibalHalal e conta com o apoio cultural do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, das Embaixadas do Egito, Marrocos, Síria e Argélia no Brasil e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. Confira mais informações e a programação completa do evento no site: www.mundoarabe2011.icarabe.org


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br


Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)

Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.


PROGRAMAÇÃO


21.06 | TERÇA


SALA CINEMATECA BNDES

19h00 PORTO DA MEMÓRIA

21h00 FILHO DA BABILÔNIA


22.06 | QUARTA


SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h00 MASCARADOS


23.06 | QUINTA


SALA CINEMATECA BNDES

17h30 PORTO DA MEMÓRIA

19h00 TODO DIA É FERIADO

21h00 CIDADE DA VIDA


24.06 | SEXTA


SALA CINEMATECA BNDES

18h30 CAINDO POR TERRA


25.06 | SÁBADO


SALA CINEMATECA BNDES

14h30 MASCARADOS

16h30 TODO DIA É FERIADO

18h30 VHS KHALOUCHKA

20h30 FORA-DA-LEI


26.06 | DOMINGO


SALA CINEMATECA PETROBRAS

16h30 MICROFONE

21h00 UM A ZERO


SALA CINEMATECA BNDES

15h30 CASANEGRA


28.06 | TERÇA


SALA CINEMATECA BNDES

18h30 RECICLAR

20h30 QUE MUNDO MARAVILHOSO


29.06 | QUARTA


SALA CINEMATECA BNDES

18h00 OUTRA VEZ

20h00 SEGREDOS ENTERRADOS | DEBATE COM RAJA AMARI, LINA CHAABANE MENZLI E NAGILA GUIMARÃES

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:

Caindo por terra (Falling from Earth), de Chadi Zeneddine

Líbano, 2008, 35mm, cor, 75’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Rafic Ali Ahmad, Carmen Lebbos, Naya Salame, Ammar Shalak, Yamen Sukkarieh

Um sábio vive nas ruínas de um edifício recolhendo fotos de pessoas felizes. Por trás de cada fotografia, as milhões de implosões de uma cidade ferida pelo tempo. Capítulo após capítulo, todos eles estão ainda à espera de... Beirute. O cineasta pertence à nova geração de diretores que não viveram a guerra civil, mas volta a Beirute para filmar o seu ponto de vista desta eterna cidade. Este filme, seu primeiro longa-metragem, foi selecionado para mais de vinte festivais de cinema, incluindo o Dubai International Film Festival, o Rotterdam International Film Festival e como parte do New Directors/New Films em Nova York no ano de 2008.

Classificação indicativa: 14 anos

sex 24 18h30


Casanegra, de Nour Eddine Lakhmari

Marrocos, 2008, 35mm, cor, 110’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Anas Elbaz, Omar Lotfi, Mohamed Benbrahim, Ghita Tazi, Driss Roukhe, Hassan Essakali

Na bela e caótica cidade de Casablanca, dois jovens amigos de infância tentam ganhar a vida nas ruas através da malandragem – o que frequentemente envolve pequenos furtos. Os dois decidem mudar a direção de suas vidas e perseguir sonhos por respeito e sucesso. Uma história de amor entre dois jovens e uma cidade que não corresponde a este amor, uma ode à amizade e à esperança de uma geração.

Classificação indicativa: 16 anos

dom 26 15h30


Cidade da vida (City of life), de Ali F. Mostafa

Emirados Árabes, 2009, 35mm, cor, 97’ |

Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Alexandra Maria Lara, Jason Flemyng, Natalie Dormer,

Sonu Sood, Ahmed Ahmed, Susan George


Drama urbano que acompanha as várias interseções de um elenco multi-étnico, examinando as interações aleatórias e como suas consequências podem ter impacto sobre outras vidas. O filme explora e expõe a rede complexa que existe em uma sociedade emergente e multicultural, onde há divisão entre etnia e classe.

Classificação indicativa: 16 anos

qui 23 21h00


Filho da Babilônia (Son of Babylon), de Mohamed Al-Daradji

Iraque/Inglaterra/França/Holanda/Palestina/Emirados Árabes/Egito, 2009, 35mm, cor, 91’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Yasser Talib, Shazda Hussein, Bashir Al-Majid

Em 2003, três semanas depois da queda do regime de Saddam Hussein, um menino curdo segue a avó em uma viagem pelo Iraque, em direção à Babilônia. Ela está determinada a descobrir o destino de seu filho, que não voltou para casa desde a guerra do Golfo. Um retrato da realidade de muitos iraquianos e curdos depois da queda do reinado de Hussein. Desenvolvido através do Sundance Institute, o filme participou e foi premiado em festivais internacionais como os de Sundance, Berlin e Karlovy Vary, além de ter sido selecionado para representar o Iraque na competição pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2010, o diretor Mohamad Al Daradji foi nomeado pela revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio.

Classificação indicativa: 14 anos

ter 21 21h00


Fora da lei (Hors-la-loi), de Rachid Bouchareb

Argélia/França, 2010, 35mm, cor, 138’ | Legendas em português

Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Chafia Boudraa,

Bernard Blancan, Sabrina Seyvecou

Depois de perderem a casa da família na Argélia, três irmãos e a mãe deles são espalhados pelo mundo. Messaoud se associa ao exército Francês lutando na Indochina; Abdelkader se torna o líder do movimento argelino contra a ocupação francesa e Saïd muda-se para Paris onde faz sua fortuna se associando a criminosos. Gradualmente, seus destinos se interconectam e os reúnem em Paris, onde a batalha pela liberdade se reinicia. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, o filme é dirigido pelo mesmo responsável pelos sucessos Dias de glória, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, London river – destinos cruzados e Little Senegal, todos multipremiados em festivais ao redor do mundo.

Classificação indicativa: 16 anos

sáb 25 20h30


Mascarados (Masquerades), de Lyès Salem

Argélia/França, 2008, 35mm, cor, 90’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Lyès Salem, Sarah Reguieg, Mohamed Bouchaïb, Rym Takoucht,

Merouane Zmirli, Mourad Khen

Depois de trabalhar durante grande parte de sua vida como jardineiro em uma empoeirada aldeia argelina, um homem sonha em melhorar a vida de sua família. Ele acredita que pode alcançar respeito se casar sua irmã com um verdadeiro cavalheiro. Entretanto, a jovem tem outros planos e sonha em se casar com o homem que a cortejou secretamente durante anos.

Classificação indicativa: 14 anos

qua 22 19h00 | sáb 25 14h30


Microfone (Microphone), de Ahmad Abdallah

Egito, 2009, 35mm, cor, 98’ | Legendas em português

Khaled Abol Naga, Menna Shalabi,Yosra El Lozy, Hany Adel, Ahmad Magdy, Atef Yousef

Mistura de ficção e ‘cinema verité’ que acompanha os passos de um egípcio expatriado em seu regresso à Alexandria, onde mergulha no cenário da música underground local. Segundo longa-metragem do diretor, o filme tem sido aclamado pela crítica e participou de vários festivais de prestigio como os Toronto, Vancouver, Dubai e Cartago, onde conquistou o prêmio de Melhor Filme.

Classificação indicativa: 16 anos

dom 26 16h30


Outra vez (Marra oukhra), de Joud Said

Síria, 2009, vídeo digital, cor, 96’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Qays Cheikh Najib, Abdulatif Abdulhamid, Pierrete Katrib, Kinda Allouch, Jonny Komovic

História de amor entre o filho de um oficial de alta patente do exército sírio, que serviu na guerra civil do Líbano e agora trabalha como especialista de informática de um banco libanês em Damasco, e uma libanesa recentemente nomeada gerente da mesma filial do banco. Ambos se aproximam com resistência e preconceito, por carregarem o duplo fardo do passado – a morte dos pais durante a guerra – e do presente, não menos doloroso. O relacionamento deles serve de metáfora para uma geração que vai escrever um novo capítulo na história das relações entre o Líbano e a Síria. Primeiro longa-metragem do diretor, a obra conquistou o prêmio de Melhor Filme Árabe no Festival Internacional de Damasco.

Classificação indicativa: 14 anos

qua 29 18h00


Porto da memória (Port of memory), de Kamal Aljafari

Palestina/Alemanha/França/Emirados Árabes, 2010, vídeo digital, cor, 63’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Documentário sobre o esvaziamento de Jaffa, uma cidade portuária que vivia um próspero crescimento urbano e econômico na Palestina pré-1948. O filme acompanha a trajetória de uma família despejada de sua casa em Jaffa, apresentando uma história raramente contada e propondo uma reflexão sobre o absurdo de ser, ao mesmo tempo, ausente e presente.

Classificação indicativa: 14 anos

ter 21 19h00 | qui 23 17h30


Que mundo maravilhoso (WWW: What a wonderful world), de Faouzi Bensaïdi

Marrocos/França/Alemanha, 2006, 35mm, cor, 99’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Faouzi Bensaïdi, Nezha Rahil, Fatima Attif, Hajar Masdouki, Mohammed Bastaoui

Souad é prostituta e sua melhor amiga é Kenza, uma agente de trânsito. Kamel é um assassino frio, que recebe ordens para matar pela internet, e também é o cliente favorito de Souad. Quando Kenza se apaixona por Kamel, os dois começam um relacionamento condenado por causa da incompatibilidade de seus trabalhos. A situação piora depois que um hacker invade o site pelo qual os clientes de Kamel contratam seus serviços.

Classificação indicativa: 14 anos

ter 28 20h30


Reciclar (Recycle), de Mahmoud al Massad

Jordânia/Holanda, 2007, vídeo digital, cor, 80’ | Legendas em português |

Exibição em Betacam digital

Documentário que narra a trajetória de Abu Amar, um ex-soldado Mujahideen, em sua tentativa de construir uma vida pacífica após anos de combates na guerra soviético-afegã. O filme retrata a luta pessoal do personagem, entre a fé e a difícil realidade política e social da vida no Oriente Médio. Abu Amar é pai de oito filhos e todos são obrigados a recolher e reciclar papelão nas ruas de Zarqa, na Jordânia, um viveiro de islamitas políticos que é também a casa de infância do diretor e cidade natal de Abu Musab al-Zarqawi, o falecido e famoso líder da Al-Qaeda no Iraque.

Classificação indicativa: 14 anos

ter 28 18h30


Segredos enterrados (Dowaha), de Raja Amari

Tunísia/Suíça/França, 2009, 35mm, cor, 90’ | Legendas em português

Hafsia Herzi, Sondos Belhassen, Wassila Dari, Rim El Benna, Dhafer Labidine

Três mulheres vivem isoladas, como posseiras em uma casa vazia. Suas vidas são perturbadas quando um jovem casal se muda para a casa. Desenvolve-se ali uma convivência peculiar, porque as mulheres não querem se revelar aos vizinhos indesejados. Elas não podem sair, porque querem evitar serem vistas neste esconderijo desolado, abrigo de uma infinidade de segredos.

Classificação indicativa: 14 anos

qua 29 20h00


Todo dia é feriado (Chaque jour est une fête), de Dima El-Horr

Líbano/França/Alemanha, 2009, 35mm, cor, 90’ | Legendas em português |

Exibição em Betacam digital

Hiam Abbas, Manal Khader, Raïa Haïdar, Fadi Abi Samra, Berge Fazalian, Nabil Abou Mrad

Três mulheres de diferentes origens estão a caminho da prisão para visitar os seus maridos no Dia da Independência do Líbano. Conforme a história avança, esta jornada torna-se uma busca pelas suas próprias independências. Primeiro longa-metragem da diretora, o filme foi apresentado em vários festivais de cinema ao redor do mundo, como os de Toronto, Dubai, Santiago e Torino, onde ganhou o prêmio de Melhor Novo Cineasta.

Classificação indicativa: 14 anos

qui 23 19h00 | sáb 25 16h30


Um a zero (Wahed sefr), de Kamla Abu Zekri

Egito, 2009, 35mm, cor, 105’ | Legendas em português

Zeina, Ilham Shaheen, Khaled Abol Naga, Nelly Karim, Ahmed El Feshawy, Hussien El Imam

É dia de final da Copa das Nações Africanas em 2008. Nesta ocasião, oito personagens egípcios lidam com diferentes situações que complicarão ainda mais suas vidas já tão complicadas. Mas a vitória do time egípcio os faz esquecer os problemas, mesmo que seja só por uma noite, a noite que o time nacional ganhou por um a zero. Quarto longa-metragem da diretora, o filme foi campeão de bilheteria no Egito e destaque em inúmeros festivais internacionais.

Classificação indicativa: 14 anos

dom 26 21h00


VHS Kahloucha, de Néjib Belkadhi

Tunísia, 2006, vídeo digital, cor, 80’ | Legendas em português | Exibição em Betacam digital

Documentário que segue os passos do cineasta amador Moncef Kahloucha, que ainda realiza seus filmes no formato de vídeo VHS, enquanto ele filma seu mais novo longa-metragem, Tarzan dos Árabes. Primeiro documentário de longa-metragem do diretor, o filme foi exibido e premiado em vários festivais internacionais, como os de Cannes, Cartago, Dubai, Goteborg e Sundance.

Classificação indicativa: 14 anos

sáb 25 18h30


DEBATEDORAS E PALESTRANTES:

LINA CHAABANE MENZLI estudou línguas modernas na escola de International Studies, em Londres, e trabalha ativamente com cinema na Tunísia desde 1992, como produtora, gerente de locação e gerente de produção de inúmeros curtas e longas-metragens. Traduziu vários roteiros e legendas para filmes tunisianos e estrangeiros em inglês e francês. Treinou jovens cineastas argelinos para criação de roteiros de curtas-metragens e é uma das organizadoras das oficinas de roteiro SUD Ecriture e do programa para treinamento de produtores Beyond Borders. Faz parte da comissão organizadora do Festival Cinematográfico de Cartago desde 1992.

qua 29 20h00


NAGILA GUIMARÃES cursou Economia na PUC-MG, em Belo Horizonte, Comércio Exterior na UCLA, em Los Angeles, e Produção de Vídeo e Distribuição na New School For Social Research, em Nova York. Idealizadora e co-curadora da Mostra de Cinema Árabe realizada no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, em 2011. Idealizadora e curadora da Mostra de Cinema Georgiano, realizada nos no Centros Culturais Banco do Brasil do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2009. Trabalha para o Abu Dhabi Film Festival desde 2008 e trabalhou para o Miami International Film Festival de 2003 a 2010. Produziu o documentário Please talk to kids about AIDS, em 2006. Participou do Sundance Film Festival em 2002. Co-fundadora e sócia da Imagination Plus, Dubai, de 1997 a 1999, e representante da Vidart (produtora e distribuidora de vídeos), em Nova York, de 1993 a 1996.

qua 29 20h00


RAJA AMARI nasceu em Túnis em 1971 e fez mestrado em literatura francesa e civilização pela Universidade de Tunis. Mais tarde, estudou cinema em Paris, na École National Supérieure dês Métiers de lImage et Du Son – FEMIS. Dirigiu seu primeiro curta-metragem, Le Bouquet, em 1995, seguido por Avril, em 1998. Em 2002, escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, Satin rouge, que recebeu os prêmios de Melhor Direção no Seattle International Film Festival e de Melhor Filme no Festival Internacional de Torino, dentre outros prêmios. Segredos enterrados, em exibição nesta 6ª MOSTRA INTERNACIONAL DO MUNDO ÁRABE DE CINEMA, é o seu segundo longa-metragem e foi selecionado para a Competição Orizzonti no Festival de Veneza, em 2009, e também para os festivais de Abu Dhabi e Doha.

qua 29 20h00

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - 04021-070 - São Paulo
(11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas