Filha de Che Guevara está no Brasil e fala do papel da mulher na transformação social

*****  CUBA SIM, EM NOME DA VERDADE! *****

Por Alexandre Brandão

Aleida Guevara March, médica cubana, depois de ser recebida, na manhã de sexta-feira 4, pela bateria da escola de samba União da Ilha da Magia no Aeroporto de Florianópolis, às 11 horas conheceu os carros alegóricos na Passarela Nego Quirido. As peças estão recebendo os últimos retoques, e um dos carros está se preparando para receber Aleida.

No começo da tarde, a filha de Che Guevara conversou com jornalistas dos principais meios de comunicação do Estado e da Capital. Ela falou sobre suas impressões em relação ao samba-enredo e sobre a política em Cuba e a relação com outros países.

À noite, Aleida falou com cerca de 300 estudantes da Faculdade Municipal de Palhoça, localizada no bairro Ponte do Imaruim. A comitiva cubana foi recepcionada pela diretora executiva Mariah Terezinha Nascimento Pereira e pelo o secretário municipal Josué da Silva Mattos (Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço), que representavam o prefeito Ronério Heiderscheidt.

Na recepção foi cantado o Hino Nacional brasileiro e o hino de Cuba, por uma estudante cubana da faculdade.

A pediatra falou sobre "A inserção da mulher na América Latina" e algumas experiências da emancipação feminina na região, em especial, em seu próprio país. Em sua opinião, os direitos das mulheres em Cuba avançaram bastante, mas ainda é preciso superar a herança machista oriunda da colonização espanhola e da igreja.

No final da palestra, Aleida ainda ensaiou cantarolar uma música de seu país e foi muito aplaudida. No sábado, 5 de março, Aleida Guevara desfila na Passarela Nego Quirido.

Diplomacia

Paralelamente às atividades de Guevara, o cônsul-geral de Cuba foi recebido pelo secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Márcio de Souza, no gabinete do prefeito de Florianópolis, Dário Berger. "É com muita alegria que, nós do campo democrático-popular, recebemos a delegação cubana, em especial a descendente de Che Guevara", disse Souza.

Participou também da reunião o gerente de Capacitação Turística da Secretaria, Fabiano Deitos, que propôs intercâmbio com Cuba na área de turismo, ressaltando que a capital de Santa Catarian tem muito a aprender com o turismo cubano. Deitos já participou da Brigada de Solidariedade na década de 90.

O secretário disse que também pretende fazer um termo de cooperação entre Havana e Florianópolis, aproximando as duas cidades. Para o cônsul, o Brasil apresenta boas características para se fazer intercâmbio pois é de tamanho continental e tem muito a oferecer. A intenção do governo cubano também é aumentar o fluxo de brasileiros para Cuba, que atualmente é de 17 mil por ano. Enquanto são 63 mil argentinos que visitam Cuba.

Comentários

Postagens mais visitadas