21 de março: dia Mundial da Poesia. A Casa da América Latina em Lisboa está em festa!


No mês em que se assinalam o Dia Internacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher a Casa da América Latina organiza a “Festa da Poesia na Casa da América Latina” numa homenagem às grandes poetisas da América Latina em torno de quem foi preparado um vasto programa que se estende por todo o mês que inclui desde cinema a uma feira do livro.

A poesia feminina ocupa um lugar especial. Nomes como Dulce María Loynaz, Angela Botero, Blanca Varela, Carilda Oliver Labra, Delmira Agustini, Gioconda Belli, Jacicarla Souza da Silva, Cecília Meireles, Juana de Ibarboron, Gabriela Mistral, Juana Ines de la Cruz, Julia Prilutzky Farny, Dulce Tortura, Lina Zeron, Adélia Prado e tantas outras surgirão em momentos diferentes da programação.

Na tarde de quarta-feira, dia 23, às 18h30, Isabel Araújo Branco, Mestre em Estudos Contemporâneos da América Latina e em Literatura Comparada, irá abordar a vida e obra de Sor Juana Inés de la Cruz – nascida no México, em 1648 – que é uma das autoras mais importantes da literatura hispano-americana. Sor Juana é considerada uma das primeiras defensoras dos direitos da mulher na América Latina. A sua poesia é marcada pelas contradições e pelos jogos intelectuais barrocos.

No mesmo dia, pelas 19h30, a actriz Júlia Lello e o guitarrista João Roque farão um recital em torno de poetas e compositores latino-americanos, portugueses e espanhóis.

A “Festa da Poesia da Casa da América Latina” termina na sexta-feira, dia 25, com uma maratona de poesia onde quem aprecia poesia poderá levar o seu livro e participarem, das 18h00 à meia-noite, recitando ou apenas apreciando a poesia latino-americana. Será uma oportunidade de partilha colectiva da palavra poética, dinamizada pelo poeta e editor Ozias Filho (Edições Pasárgada) e a jornalista Francisca Cunha Rêgo (JL).

Durante as várias actividades da “Festa da Poesia”, a Casa da América Latina associa-se à Livraria Poesia Incompleta e recebe uma Feira do Livro com a exposição de livros exclusivos e inéditos em Portugal. Alguns deles estarão à venda a preço especial.

Todas as actividades da “Festa da Poesia da Casa da América Latina” são de entrada livre.

Para mais informações, consulte o website: www.casamericalatina.pt .

Quaisquer questões, não hesite em contactar:

Cunha Vaz & Associados
Diana Ralha | Liliana Silva
dr@cunhavaz.com | ls@cunhavaz.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina