No mês da poesia os Arautos de Sabará fazem festa com os Aldravistas de Mariana
A Borrachalioteca e a Casa das Artes de Sabará comemorou o 2° aniversário dos Arautos da Poesia neste domingo, 13 de março, na véspera do Dia Nacional da Poesia. O Bosque Municipal Alfredo Machado recebeu a festa que teve uma programação recheada de poesia, histórias, exposição e lançamento do livro"A menina na cadeira de Jorge Dikamba".
Os poetas da Aldrava Letras e Artes e Membros da Academia de Letras do Brasil de Mariana, Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal foram convidados para participar do grande evento literário, com declamação de poesias aldravistas, distribuição de livros do Projeto: poesia viva - a poesia bate à sua porta - Projeto Vencedor do VivaLeitura 2009-(Flora - amor e demência e Outros Contos de Andreia Donadon Leal; Essências e Medulas e Ainda o Sol de Gabriel Bicalho; Meu São Gonçalo do Rio Abaixo de J.S.Ferreira; Ventre de Minas dos 04 poetas aldravistas e Veredas dos Seixos de J.B.Donadon-Leal) e exemplares do Jornal Aldrava Cultural.







Participação da população e amantes da poesia
O poeta Gabriel Bicalho também lançou os livros de poesia: Essências e Medulas e Ainda o Sol, distribuindo gratuitamente exemplares de sua obra para crianças, jovens e adultos do Projeto "Arautos da Poesia", para a Borrachalioteca e para todos os participantes do evento organizado por Marco Túlio Damascena - coordenador do evento literário em Sabará - Minas Gerais - Vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2007 - Categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.



Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Andreia Donadon Leal e Marco Túlio - Coordenador da Borrachioleta (entrega de exemplares de livros dos poetas aldravistas para a Borrachalioteca)Vice-Presidente da Aldrava Letras e Artes, J.S.Ferreira distribui exemplares do Jornal Aldrava Cultural
A BORRACHALIOTECA
O conserto de um simples furo no pneu que abre horizontes para o mundo da leitura. É assim que pode ser resumido o trabalho desenvolvido no bairro periférico de Caieira, perto do centro histórico da cidade Sabará, em Minas Gerais.
Trata-se da Borrachalioteca, vencedor do Prêmio Vivaleitura 2007 na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. O projeto é um espaço de interação cultural entre o universo da leitura e os moradores do entorno, criado há quatro anos.
A ideia surgiu a partir da observação do interesse da freguesia e vizinhos pelos jornais locais e revistas que ficavam disponíveis na borracharia. Marcos Túlio Damascena, filho do proprietário do estabelecimento, aberto há 11 anos, passou a levar livros para ler nos momentos de folga. Muitas discussões passaram a girar em torno dessas obras.
Em 2002, a borracharia virou uma biblioteca, com um acervo mais diversificado que os jornais e revistas que já eram oferecidos. As doações não demoraram a chegar, a primeira delas veio da Biblioteca Municipal, foram 72 livros.
Depois os próprios clientes se encarregaram de trazer suas doações e a iniciativa não parou mais de prosperar. O boca a boca espalhou a informação e logo toda a cidade já sabia da novidade. Foi quando o trabalho de acesso e empréstimos foi iniciado.
A antiga borracharia passou a ser conhecida como Borrachalioteca de Sabará. O seu principal diferencial são as facilidades e atrações para o acesso às obras. Em 2005, com a notoriedade, as doações cresceram e não era mais possível acomodá-las na borracharia.
Foi quando a prefeitura local decidiu colaborar com o aluguel de uma loja ao lado. Com a ampliação do espaço físico, ações que estavam engavetadas puderam ser finalmente colocadas em prática. A primeira delas foi a Tardes Culturais, onde um contador de história reúne de 20 a 30 pessoas para ouvirem histórias todas as quartas-feiras.
O público freqüentador é bastante diversificado, porém o alvo do trabalho são as crianças e os adolescentes que descobriram inicialmente no lugar uma importante fonte para suas pesquisas escolares. Mensalmente passam pelo local cerca de 220 usuários. O acervo cresceu e hoje chega a 6.500 exemplares disponíveis para toda a comunidade.
Informações e fotos de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
http://deialeal.artelista.com
Comentários