João Ubaldo Ribeiro completa 70 anos


Biblioteca de Itaparica comemora 70 anos de um dos mais brilhantes escritor brasileiro com artes relacionadas às obras do autor

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA, através da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, comemora neste domingo, 23 de janeiro, a partir das 19h, os 70 anos de nascimento do escritor e jornalista itaparicano João Ubaldo Ribeiro. A celebração contará com apresentação musical, teatral, dança e exibição de filme, todos relacionados à obra do aniversariante. Foi nesta biblioteca que, por muitos anos, o escritor utilizou uma das salas para produzir artigos e livros e onde traduziu para o inglês o sucesso Viva o Povo Brasileiro, além de escrever a obra O Sorriso do Lagarto.

O aniversário integra a programação do Café com Leitura, projeto que movimenta o verão da biblioteca, e contará com: exibição do DVD João Ubaldo Ribeiro 70 anos com os amigos, de Carlos Rocha; espetáculo de dança Beneditas, inspirado no livro Miséria e Grandeza do Amor de Benedita, com a Cia Afro Urbana de Dança; a peça O Rei da Noite, baseada na obra Sempre aos Domingos, com o Grupo de Teatro Oficin’Art e apresentação do cantor, músico e compositor Valtinho Queiroz.

Os festejos contam também com show da banda Caboco Capiroba, que toca músicas regionais e ritmos brasileiros, e tem como componente os músicos Mário Espinheira, João Espinheira, Clara Elisa e Ramon. O nome da banda é inspirado no índio antropofágico, personagem do livro Viva o Povo Brasileiro, uma das obras mais elogiadas do escritor.

Filho Ilustre - As homenagens a João Ubaldo Ribeiro realizadas pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior aconteceram pela primeira em 2004. “A nossa ideia era comemorar o aniversário do filho Ilustre de Itaparica junto com o povo da cidade. O evento passou a ser feito pela prefeitura no centro da cidade. Em 2009, o aniversário voltou a ser na biblioteca, local que sempre esteve de portas abertas para João Ubaldo e todos os itaparicanos”, diz Dalva Tavares, diretora da biblioteca e organizadora da festa em homenagem ao escritor.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, no dia 23 de janeiro de 1941. Ocupa a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e em 2008, foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior reconhecimento da língua portuguesa. Sua obra literária passa por publicações de contos, crônicas e ensaios, além dos livros Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto e A Casa dos Budas Ditosos, entre outros.

Exposição - Todas as obras escritas por João Ubaldo estarão à disposição do público que visitar a biblioteca no dia do aniversário, através da exposição bibliográfica João Ubaldo Ribeiro especial 70 anos. A exposição apresentará ainda notícias e fotos alusivas às comemorações realizadas na biblioteca, em homenagem ao imortal, em anos anteriores.

Serviço:
Aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro
Na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Rua Rui Barbosa, s/n – Itaparica
Dia 23 de o janeiro (domingo), a partir das 19h
Atividade gratuita
Informações: (71) 3631-1636
Fundação Pedro Calmon - SecultBA
(71) 3116-6918 / 691

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica, 23 de janeiro de 1941) é um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. É ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. É pai do ator e VJ da MTV Bento Ribeiro.

Comentários