Prazo de inscrição no Seminário da Diversidade Cultural termina nesta sexta


Nos dias 20 e 21 de maio será realizado o seminário da Diversidade Cultural no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201 - Centro - Belo Horizonte, MG). O primeiro passo para participar é fazer a inscrição gratuita, até 14 de maio, pelo e-mail: inscricoes@observatoriodadiversidade.org.br , com nome, idade, formação, telefone fixo e celular, endereço, e-mail, breve descrição da atuação na área, interesse e disponibilidade para participar do Seminário.

Para a seleção, será avaliado o vínculo do participante com instituições da área, a atuação no campo da diversidade cultural e a disponibilidade de participação integral no seminário. Também será levada em consideração a proporcionalidade entre instituições culturais na esfera pública, privada e do terceiro setor.

Estarão disponíveis 150 vagas e os selecionados serão comunicados por e-mail. Além disso, a lista completa estará no site www.observatoriodadiversidade.org.br no dia 17 de maio.

PROGRAMAÇÃO

"A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade" é a mesa de abertura, que acontece no dia 20, às 19h, com a presença de Jurema Machado (UNESCO/Brasil) e Gustavo Lins (Universidade de Brasília - UNB). Em debate, questões como: por que proteger e promover a diversidade cultural? Como pensar as relações entre as diferenças culturais e as desigualdades sociais, políticas e econômicas? E quais os desafios para a integração de agendas para a promoção da diversidade e para a superação das desigualdades?

No dia 21, às 14h, Paulo Miguez (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT/UFBA), Mariela Pitombo (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT), Giuliana Kauark (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e José Marcio Barros (Observatório da Diversidade Cultural / PUC Minas / UEMG), falam sobre "Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO". Na pauta, conflitos, interesses e convergências na construção da Convenção da UNESCO; a atuação do Ministério da Cultura do Brasil, o papel da sociedade civil, e as tensões com os interesses e tratados de comércio internacional.

Às 16h30, o seminário continua com o tema "Comunicação e Informação para a Diversidade", reunindo Luiz A. Albornoz (Universidad Carlos III de Madrid / Observatorio de Cultura y Comunicación, Fundación Alternativas), Guilherme Canela (UNESCO/Brasil), Gilson Schwartz (Universidade de São Paulo - USP) e José de Oliveira Junior (Observatório da Diversidade Cultural). Na pauta, impactos positivos e negativos dos processos de produção e circulação de informações na promoção da diversidade cultural; o desenvolvimento e uso de tecnologias de informação e comunicação neste campo, os desafios e as possibilidades da articulação entre comunicação, informação e diversidade cultural no contexto atual.

A palestra "Biodiversidade e diversidade cultural", ministrada por Laure Emperaire (Institut de Recherche pour le Développement) encerra o seminário.

Outras informações: http://www.observatoriodadiversidade.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas