Festival Cinema de Várzea recebe filmes para mostra até 31 de maio

E rola a bola! E roda o filme!
Inscrições abertas até 31 de maio
para o 1º Festival de Cinema de Várzea
que acontecerá nas várzeas do Grajaú/São Paulo-SP - BRASIL
de 19 de Junho à 11 de Julho de 2010.

O tema é: Futebol, Samba e Direitos Humanos para vídeos de até 45 minutos.

www.cinemadevarzea.com.br
Bola no terrão, câmera na mão, suor no queixo, pedra na vidraça. Imagem na tela, mão na taça, de pirraça, com alegria, assim é que se faz...na intenção e na raça.

Dessa relação de forças que mantém as culturas populares em atividade surge o 1º Festival de Cinema de Várzea, que além de um festival é uma celebração de resistência. É uma ação que promove a várzea e o vídeo popular, retomando o espaço público como espaço de lazer, de encontro e de discussão política.

Feito na rua em diálogo constante com as pessoas do lugar, o festival será exibido principalmente em campos de várzea do distrito do Grajaú, além de ruas de lazer, quadras públicas e escolas, sempre precedido de jogos com clubes da região. Nos oito dias de festival além dos programas de exibição e dos jogos, o público poderá prestigiar apresentações artísticas diversas, como shows, grafitagens, peças de teatro, saraus e rodas de samba.

Não à toa o tema do festival é um misto de reflexões que pairam em torno da várzea:
“O futebol, o samba, e os direitos humanos”. À partir dessa idéia será formada a programação de vídeos e as mesas de debate, com convidados e realizadores.

Provocar discussões pertinentes à realidade das comunidades onde será realizado o evento é a meta do festival. Divertir sem desconsiderar a reflexão, somando práticas legítimas do povo às novas tecnologias. Promover a disputa saudável e contribuir com o empate do jogo de classes na efetivação do acesso ao conhecimento e ao reconhecimento proporcionado pelo audiovisual, na partilha e na troca do saber construído por tudo e por todos.

A várzea está te esperando!

NCA_Núcleo de Comunicação Alternativa

Informações:
http://ncanarde.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas