Bienal do Livro de Minas: Imersão Latina faz lançamento e recital poético neste sábado


Livros editados pelo Instituto Imersão Latina estarão à venda no estande da All Print Editora, na Bienal do Livro de Minas, de 14 a 23 de maio. Valor da venda é destinado à ações de incentivo à leitura e de desenvolvimento social pela cultura e comunicação alternativa.

A Antologia poética Nós da poesia organizada pelo Instituto Imersão Latina (IMEL) será lançada no dia 22 de maio, às 21 horas, na Bienal do Livro de Minas, no estande da All Print Editora, no Expominas, no Pavilhão 2, rua G, Estande 18. Antes, haverá sessão de autógrafos às 20 horas com a autora do livro Frágeis, mas nem tanto, Rosângela Ferris (foto ao lado) e a co-autora Brenda Marques.

O Instituto Imersão Latina organizou o livro Nós da Poesia, em parceria com a editora All Print, de São Paulo para mostrar a importância do coletivo na difusão da poesia e da cultura da paz. Mais que uma coletânea de poemas essa antologia é uma reunião de poetas que trabalham pelo fazer poético em organizações e movimentos culturais.

Paz e Poesia em Palavras en el mundo

O recital na Bienal do Livro de Minas integra a programação do movimento mundial Palavras en El Mundo, que anualmente reúne atividades poéticas, de incentivo à leitura e à cultura das artes pela paz. Clevane Pessoa, vice-presidente do IMEL (foto ao lado) é uma das coordenadoras do movimento Paz e Poesia em Belo Horizonte, ao lado do poeta Cláudio Bento, do Alô Vida, autor do título do livro: Nós da Poesia e de vários outros poetas como Bilá Bernandes e Marco Llobus, que participam da antologia editada pelo Imersão Latina.

Na Bienal do livro estaremos fazendo uma campanha de doação de livros para duas atividades do movimento Paz e Poesia de Belo Horizonte, que fazem parte do Palavras en el Mundo deste ano:

Dia 05/06: Recital em asilo com sorteio de livros e em junho (data a definir): Paz e Poesia 2010 - Distribuição de livros na Feira de Artesãos e Artistas, na avenida Afonso Pena com recital e performances poéticas, dos participantes, uma grande festa anual dos poetas pela paz e pela poesia.

Nós da Poesia foi lançado em 2009 na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro com um ato poético pela paz, em um memorial às vítimas do golpe militar de 1973 no Chile e aos atentados de 2001 nos Estados Unidos.

O volume reúne mais de 30 autores e duas homenagens: à poetisa e contista goiana Cora Coralina, no aniversário dos seus 120 anos e ao poeta e radialista mineiro Vicente Lima. Foi realizado também um sarau com os autores no Restaurante Cozinha de Minas, em Belo Horizonte no dia18 de outubro de 2009 e em São Paulo, em novembro. A idéia é fazer uma festa poética em cada cidade dos autores participantes.

“Começamos pelo Brasil e no próximo ano faremos uma edição com poetas de todos os países da América Latina. A cada livro publicado pelo IMEL traremos um destaque infantil “Criança não é Brinquedo”. A destacada nesta é Jéssica Araújo, que mostra aos 12 anos um futuro promissor como poetisa”, explica Brenda Marques, Presidente do Instituto Imersão Latina.

Autores da antologia por ordem alfabética:


Angela Togeiro, Aníbal Albuquerque, Avelin Rosana, Bilá Bernardes, Brenda Mars, Carmem Cristal, Cláudio Márcio, Clevane Pessoa, Dimythryus, Filipe Marks, Graça Campos, Helenice Rocha, Iara Abreu, Jéssica Araújo, Karina Campos, Lívia Tucci, Lucas Guimaraens, Luciana Campos, Luciana Tannus, Luiz Lyrio, Marco Llobus, Maria Moreira, Marta Reis, Nina Reis, Neuza Ladeira, Regina Mello, Rosângela Ferris, Silvia Motta, Soninha Porto, Tânia Diniz, Rosa Pimentel, Roberto Bianchi, Terezinha Romão, Vagnér Santo e Vicente Ferrer.

Serviço:
Recital dos autores de Nós da Poesia.
22/05/2010, sábado, 21 horas – Bienal do Livro de Minas – Expominas (avenida Amazonas 6030 – BH/MG), no Estande da All Print Editora, Pavilhão 2, rua G, Estande 18.

Informações para imprensa:
(31) 32276869 info@imersaolatina.com

Imagens: Capa do Livro, com arte da artista plástica Iara Abreu
Rosângela Ferris no Sementes de Poesia do MUNAP. Foto: Brenda Marques
Clevane Pessoa: Poesia e Paz. Foto de Brenda Marques
Nós da Poesia, Montagem por Bilá Bernardes.

Comentários

Postagens mais visitadas