Escritores de língua portuguesa se encontram em Natal de hoje a sexta


Por Brenda Marques Pena, IMEL,
com informações da Cultura Online*


Um elenco de primeira fará as intervenções centrais do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal: João Ubaldo Ribeiro, do Brasil foi convidado para falar sobre o tema: “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”, José Eduardo Agualusa, de Angola discorrerá sobre os desafios das novas tecnologias na literatura e Carlos Reis de Portugal conduz as discussões sobre Literaturas Lusófonas, elo entre continentes e culturas.

Entre as participantes do encontro que começa hoje na capital do Rio Grande do Norte, Brasil, de 28 a 30 de Abril, está a vice-presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL), Clevane Pessoa de Araújo Lopes, que também é Diretora Regional do InBrasCi, Pesquisadora do MUNAP e Embaixadora Universal da Paz.

O convite para participação do encontro veio da Prefeitura de Natal, por meio da Cônsul de Poetal del Mundo Deth Haak. Antes da viagem Clevane comentou por telefone e na rede do IMEL - http://imersaolatina.ning.com/

"Amigos, viajarei a convite, muito honrada, em Natal, serei recebida por entidades literárias (Academia Feminina de Letras, Sociedade dos poetas Vivs e Afins e pelo Memorial da Mulher Potiguar, onde deixarei meu acervo e receberei a comenda Mulher Potiguar). Para os que não sabem , sou nordestina, radicada em Minas Gerais."

Humor, globalização, literatura lusófona, novas tecnologias e expressões populares em debate

O encontro é uma iniciativa da prefeitura de Natal em cooperação com a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e juntará naquela cidade 30 escritores de todos os países lusófonos, à excepção da Guiné-Bissau. Miguel Anacoreta Correia, secretário-geral da organização, mostrou-se entusiasmado com a escolha dos oradores que vão introduzir os três temas do debate. Em declarações à Lusa, salientou o “humor baiano” do escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, que vai falar sobre “Cosmopolitismo, expressões populares e globalização”. “Ele é a pessoa indicada para o tema, porque é um homem dotado de um humor excepcional e estes temas podem e devem ser tratados com descontracção”, comentou.

“Todos nós apontaram o nome do professor Carlos Reis como o indicado para falar sobre o tema de arranque, ‘Literaturas Lusófonas, elo entre continentes e culturas’ e estou contento por ele ter aceitado”, acrescentou.

Sublinhou ainda que o angolano José Eduardo Agualusa é, “um grande escritor, muito activo e atento, a pessoa certa para falar sobre "os desafios das novas tecnologias na literatura”.

O secretário-geral da UCCLA anunciou que estão previstos encontros dos escritores com alunos das escolas locais e que ele próprio vai dar uma aula na universidade. Simultaneamente, alunos e professores universitários de Natal vão participar nas sessões, e essa conjunção de iniciativas permitirá que o encontro não se limite a um círculo fechado.

A cidade de Natal aderiu à UCCLA em 2009 e, segundo Anacoreta Correia, tem “demonstrado um dinamismo notável”, com resultados ao nível de trocas empresariais. “Estão previstas outras acções para o futuro, para conhecimento mútuo das gastronomias e do passado, com a preparação de livros no âmbito da História”.

Outra iniciativa em projecto é “uma homenagem ao professor Câmara Cascudo, natural do Rio Grande do Sul, um grande folclorista do nordeste, que nos anos 50 teve uma influência fantástica aqui em Portugal na valorização do folclore e na preservação das tradições”. Foi a prefeitura de Natal que propôs a ideia de organizar um encontro de escritores, que será anual de agora em diante. “Pareceu-nos muito oportuno, num momento em que está em cima da mesa o Acordo Ortográfico, ainda que este tema não seja falado especificamente”, disse Anacoreta Correia.

________________________________________
*Brenda Marques é Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL), Cônsul de Poetas del Mundo, Embaixadora da Paz e Representante do Movimento aBrace (Brasil/Uruguai)

Mais informações sobre o encontro no site da UCLA: http://www.uccla.net

Comentários

Postagens mais visitadas