Outros Carnavais


Por Brenda Marques

Durante esta semana destacamos o especial que Fernando Moura Peixoto, da Associação Brasileira de Imprensa escreveu e publicamos aqui neste blog durante toda esta semana que antecede o carnaval. Aliás, é até difícil marcar exatamente o começo e o final da festa no Brasil. Há os que dizem que Carnaval no Brasil é o ano inteiro e os que o ano só começa no país, depois do carnaval.

Neste ano de 2016 em especial é quando o gênero samba completa 100 anos, ritmo que se tornou uma das principais identidades do Brasil, além das mulheres, que nem sempre são mulatas como se vê nas imagens exibidas carnavalescas. E particularmente, por ser uma feminista em minhas andanças imersivas por outros países, principalmente da América Latina vejo o preconceito muitas vezes estampado de que mulher brasileira tem que saber sambar e ser mulata, mas isso é um mito. Fora outros preconceitos que não entrarei aqui ainda mais nesse momento carnavalesco de liberdade.

O fato é que essa é a festa popular que mais movimento pessoas em todo o Brasil. E o interessante é que quando a festa vai pra rua, cai na folia gente de todas as idades.

Não farei aqui um especial de carnaval de Belo Horizonte, como fez Fernando Moura Peixoto no Rio, até porque me expresso melhor na poesia, então deixo aqui um poema que fiz em alguns carnavais passados e que a artista plástica Iara Abreu ilustrou e foi exposto na ABDF em 2012 (em foto ao lado com máscara de carnaval).


O brilho das fantasias

Joguei lantejoulas na memória
Para colorir carnavais passados
Confesso que foram de calmaria
Vividos na cidade sem rebolados
Mas mesmo sem saber sambar
Admirei a leveza das sambistas
E a nobreza do samba popular
Exibida nos pés das passistas.


Brenda Mar(que)s Pena

Imersão no Carnaval

Sei que há muitos imersivos participando de bloquinhos de rua esses dias que tocam, se fantasia, se jogam por aí, mas para mim, esse é um tempo de observar a folia de longe e descansar.

A Adriana Borges, que também é jornalista e integrante do Imersão Latina tem publicado materiais interessantes no blog dela e compartilhado em nosso facebook.com/imersaolatina.com
E ela até propôs colocar um bloco do Imersão Latina, quem sabe para outros carnavais?
Quem sabe Nelsinho Pombo, Gabriel Murillo e Aloísio Lopes não se unem a essa ideia?

Partilho que um dos carnavais que mais gostei de observar foi na região de Pernambuco de puro frevo...e também confesso que gostei de aprender pandeiro e tocar em um pré-carnaval que participei em Aracaju, Sergipe, nas praias, em um calor de rachar o côco....como se diz por aqui.

E não se esqueça em ritmo de frevo

"Água, água mineral, água mineral, você vai ficar legal"....

Aproveite a folia e viva as  suas fantasias ou aproveite para descansar e tomar um fôlego para o ano que só está começando....e tem muito mais festa por aí, porque os outros carnavais no Brasil não terminam em fevereiro...




Comentários

Postagens mais visitadas