#Paraguai: Denúncia de perseguição à defensora de direitos humanos dos povos indígenas do Chaco


Mirta Moragas
Facción Latina

A Suprema Corte do Paraguai "advertiu " um advogado que criticou o fracasso do ministro . Em dezembro de 2015, a Superintendência da Corte Suprema emitiu uma "repreensão e advertência" contra a advogada Maria Julia Cabello Alonso, defensora dos direitos humanos, integrante da organização Tierraviva, pertencente aos Povos Indígenas do Chaco. O aviso é dado como resultado de um resumo promovido pela Ministro do Tribunal , Gloria Bareiro de Modica, na sequência de uma declaração assinada pela organização de Julia, criticando uma decisão no âmbito das suas funções.
Este aviso abriria um precedente perigoso para o trabalho em defesa dos direitos humanos no Paraguai.

Tierraviva é uma organização que desde 1994 trabalha com comunidades indígenas no Bajo Chaco em defesa de seus direitos à terra, território e recursos naturais, juntamente com as comunidades, Tierraviva levou o Estado paraguaio perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Inter-American) em três casos: Yakye Axa, em 2005; Sawhoyamaxa, em 2006; e Xákmok Kásek em 2010. No caso Sawhoyamaxa, uma das medidas de reparação solicitadas pela Corte Interamericana envolveu a restituição de terras para a comunidade. Esta restituição foi feita através da expropriação de 14.404 hectares em favor da comunidade indígena Sawhoyamaxa, no Chaco paraguaio. A lei de desapropriação foi impulsionado judicialmente duas vezes. O segundo foi promovido por empresas Kansol SA e Roswell Company SA, proprietária da Roedel, focada no artigo 3º da Lei 5.194 de 2014. Esta disposição previa a indemnização a pagar ao proprietário do terreno a ser desapropriada para o povo Sawhoyamaxa.

A ação foi apoiada pelo ministro Bareiro. A notícia foi divulgada e Tierraviva emitiu uma declaração assinada por Julia Cabello alertando que as ações da juíza foram contra a segurança jurídica da República, porque abrem um precedente perigoso.  "Na sequência desta declaração, a ministra Bareiro Cabelo denunciou perante o Conselho de Superintendência e abriu processos administrativos.

María Julia Cabello Alonso
A resolução é de 9 de Dezembro de 2015 e foi objecto de recurso por Tierraviva.

Julia Cabello é uma defensora dos direitos humanos, ativista muito conhecida e amada. Esta perseguição tem sido criticado por muitas organizações a nível nacional e internacional. É assim que o poder usa o aparato estatal  para admoestar a advogada por criticar a Ministra da Suprema Corte do Paraguai. Esta é a análise jornal,  de 29 de dezembro de 2015.
http://ea.com.py/v2/amonestan-a-abogada-por-criticar-a-ministra-de-la-corte/ 

Não estão dispostos a admitir bom senso, garantido na Constituição. Se estão fazendo isto com Julia, estão fazendo com todas as pessoas que defendem os direitos humanos.

*Tradução: Brenda Marques Pena
Fotos: tierraviva.org.py


Comentários

Postagens mais visitadas