Carta mundial das mídias livres está em processo colaborativo de produção até março


"Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e de expressão, direito que inclui a liberdade de ter opiniões, de procurar, receber e transmitir informações e ideias por qualquer meio, sem interferência e independentemente de fronteiras.” 

Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos


 Carta Mundial das Mídias Livres


Este texto é o primeiro rascunho da Carta Mundial das Mídias Livres, cuja produção começou na Tunísia no 3º Fórum Mundial de Mídias Livres, em 2013.
O objetivo deste documento é o de reunir princípios e ações estratégicas comuns para a defesa da liberdade de expressão e a promoção de meios de comunicação livres em todos os países, com base numa elaboração coletiva e participativa.
O processo de elaboração articulou-se em torno de quatro seminários internacionais realizados em 2014: em Porto Alegre e na Tunísia, no primeiro semestre, e em Paris e Marrakech, no segundo, para escrever o primeiro rascunho da Carta e definir uma metodologia. Isto levou ao lançamento, em novembro desta plataforma de consulta pública sobre o texto.

Como participar

A consulta para a elaboração da Carta Mundial das Midias Livres estará aberta até março de 2015, quando as contribuições serão reunidas e organizadas em grupos de trabalho abertos, antes de serem discutidas e finalizadas no 4º Fórum Mundial das Mídias Livres, que será realizado em 22 e 23 de Março de 2015, em Tunis.
Para participar, entre na plataforma carta.fmml.net, cadastre-se com o seu endereço eletrônico e uma assinatura, selecione a comunidade linguística da sua escolha (as opções são Português, Inglês, francês ou árabe) e escolha a passagem a comentar. Os comentários podem referir-se a parte geral da Carta, que se estende da introdução aos princípios comuns, ou sobre alguma das ações / estratégias específicas listadas. Por último, pode propor adições a esta seção.
Você também pode dar o seu apoio ou fazer uma revisão crítica dos comentários existentes.
Clique aqui para acessar o texto da Carta e colabore!
Atenciosamente,
Equipe de facilitação do FMML 
fmml.net

Comentários

Postagens mais visitadas