Entre os dias 22 e 28 de março, a Tunísia receberá a 4a edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), na Universidade El Manar, em Tunis. O Fórum Mundial de Mídia Livre nasceu no âmbito do processo dos Fóruns sociais, por meio da iniciativa de defensores da liberdade de expressão e ativistas da luta por outra comunicação. São militantes envolvidos na história de inúmeras experiências e batalhas conduzidas pela mídia independente.
A 4a edição do FMML acontece dois anos após o último encontro do Fórum, que reuniu, também na Tunísia, blogueiros, jornalistas, organizações da sociedade civil, produtores audiovisuais, desenvolvedores de software, hackers, pesquisadores e comunicadores populares. A diversidade de perfis e iniciativas permitiu trocas muito ricas sobre liberdade de expressão, produção de conhecimento, os desafios da internet, rádios comunitárias, a reapropriação da informação, softwares livres e outros tantos temas. A última edição do FMML também foi rica em termos das perspectivas para a continuidade da luta pelo direito à comunicação em todo o mundo.
Os diferentes sujeitos envolvidos no processo de construção do FMML se encontrarão novamente então em 2015. Como da última vez, o próximo FMML começará dois dias antes do Fórum Social Mundial (que acontece de 24 a 28 de março) e continuará com atividades ao longo do FSM. Será uma oportunidade de aprofundar esses debates e consolidar articulações entre as diferentes iniciativas que participam deste processo.
A próxima edição do FMML também será um espaço fundamental de participação na elaboração da Carta Mundial da Mídia Livre, que tem como objetivo ser uma ferramenta de lutas e reivindicações em prol da liberdade de expressão e do direito à comunicação em todo o mundo. A Carta está aberta a consulta pública por meio de uma plataforma virtual até o final de fevereiro. Basta entrar em charte.fmml.net e participar com suas contribuições ao documento!
Como propor uma atividade no FMML?
|
Comentários