Maior festival de música clássica da América Latina tem programação para despertar a musicalidade das crianças


Por Ronaldo Corrêa

Coordenado pela musicista argentina Karina Barrionuevo, o espetáculo foi pensado para agradar toda a família mas, em especial, as crianças. A programação inicia com o “Zoológico Musical”, atividade que antecede a apresentação e permite que as crianças experimentem, toquem e conheçam cada instrumento musical que faz parte da orquestra.

Aos poucos, os músicos se agrupam no palco e formam uma orquestra lúdica, tocando música clássica em forma de personagens. “Assim, a música clássica chega de uma maneira descontraída e encanta os pequenos”, destaca Barrionuevo.Aproveitando as comemorações da décima edição do FEMUSC, além do maestro Alex Klein, outros ilustres músicos também participarão deste concerto, como Mozart, Beethoven e Vivaldi. “De forma lúdica, eles viajarão no tempo e participarão do espetáculo”, garante o maestro do Concerto das Famílias, Norberto Garcia. Mais sobre o FEMUSC

Hoje o maior festival de música clássica da América Latina – o FEMUSC – movimenta Jaraguá do Sul, cidade que fica na região norte de Santa Catarina. São mais de 800 músicos, vindos de 30 países que, desde o dia 18, apresentam cerca de 900 clássicos da música erudita.

Para os próximos dias, a programação inclui grandes concertos na Noite de Ópera, dia 29; trechos de Carmina Burana, no dia 30; e o tão esperado Concerto de Encerramento, no dia 31, sob a regência do diretor artístico do evento, maestro Alex Klein.

Trecho de um dos espetáculos do FEMUSC.

Sob regência do diretor artístico e criador do festival, Alex Klein, a Orquestra Sinfônica do FEMUSC - formada por integrantes de oito países latino-americanos - apresentou um repertório de clássicos do erudito brasileiro e composições de Tchaikovsky e Joaquín Rodrigo. Atração à parte, a apresentação da soprano Céline Imbert marcou a estreia do Canto Lírico no Festival.


Comentários

Postagens mais visitadas