18ª Mostra de Cinema de Tiradentes divulga programação



FILMES PREMIADOS E PRÉ-ESTREIAS ESTÃO ENTRE OS 37 LONGAS-METRAGENS A SEREM EXIBIDOS NA 18ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Evento na cidade histórica mineira vai apresentar diversos títulos com carreiras consolidadas em festivais internacionais e inaugurar novas seções conceituais na programação

Com a temática "Qual o papel do cinema hoje?", sobre a qual se discutirá de que maneira os filmes afetam os sentidos e a cognição num mundo cada dia mais hiperestimulado, a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada entre os dias 23 e 31 de janeiro. Ao longo deste período, na cidade histórica mineira, serão apresentados 37 longas-metragens, distribuídos em oito seções conceituais (Aurora, Homenagem, Autorias, Transições, Sui Generis, Praça, Bendita, Mostrinha) e duas exibições especiais (Cine-Debate e Sessão de Encerramento), espalhadas por três espaços de exibição (Cine Tenda, Cine BNDES na Praça e Cine Teatro). A abertura terá homenagem à atriz paraense Dira Paes e contará com a pré-estreia do inédito "Órfãos do Eldorado" (PA), de Guilherme Coelho. No encerramento da mostra, a premiada produção mineira "Ela Volta na Quinta", de André Novais Oliveira, será a atração.

Uma das novidades desta edição é que o Júri Jovem, formado por estudantes que participaram de uma oficina de crítica realizada pelo curador Cléber Eduardo em 2014, irá avaliar os filmes da Mostra Transições e escolher um deles para premiação com o Troféu Barroco. A seleção, conforme o curador, é composta por "filmes nos quais se percebe um olhar cinematográfico em construção e procura, na maioria em início de percurso e já gerador de expectativas, de modo a se configurar como panorama de jovens autores em reconhecimento".

Entre os seis títulos da Mostra Transições, estão filmes com carreiras em franca consolidação, como "Obra" (SP), primeiro longa-metragem de Gregorio Graziosi, exibido no Festival de Toronto e no encerramento do 5ª Brasil CineMundi, dentro da programação da 8ª CineBH, no ano passado; "Casa Grande" (RJ), de Fellipe Gamarano Barbosa, que circulou por dezenas de festivais internacionais; "Brasil S/A" (PE), de Marcelo Pedroso, ganhador dos prêmios de direção, roteiro, trilha sonora, som e montagem no Festival de Brasília, em setembro de 2014; "Com os Punhos Cerrados" (CE), de Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti e exibido no Festival de Locarno; "A Despedida" (SP), de Marcelo Galvão, premiado com troféus de direção, ator (Nelson Xavier), atriz (Juliana Paes) e fotografia no Festival de Gramado; e "O Tempo não Existe no Lugar em que Estamos" (MG), de Dellani Lima, em pré-estreia nacional.

Mostra Autorias terá quatro títulos, que "prefiguram um modo próprio de olhar, provocar e ordenar partes selecionadas do mundo, com alta valorização da mediação estilística na forma de colocar as coisas em quadro e de organizá-las para as expressar", segundo o curador Cléber Eduardo. O veterano Luiz Rosemberg Filho fará a pré-estreia de seu mais recente longa, "Dois Casamentos" (RJ). Mais um grande nome, Domingos Oliveira, vem com filme novo, "Infância" (RJ). Os outros dois longas selecionados são "Revoada" (BA), de José Umberto Dias, e "A Batalha da Maria Antônia" (SP), de Renato Tapajós.

Na Mostra Sui Generis, dedicada a filmes com extrema liberdade de criação e invenção, três títulos de jovens realizadores vão ser exibidos: “A Misteriosa Morte de Pérola (CE), de Guto Parente, "Errante - Um filme de encontros" (RS), de Gustavo Spolidoro e “Pingo D’Água”, de Taciano Valério (PB).

Duas novas seções da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes vão chamar atenção na programação deste ano. Uma é a Mostra Bendita, com filmes a serem exibidos no começo da madrugada no Cine-Tenda. Este ano serão dois longas:"Noite" (RJ), de Paula Gaitán, filme-ensaio sobre o cenário da música eletrônica; e "As Fábulas Negras" (ES), antologia de contos de horror dirigidos por Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e o mestre José Mojica Marins. A outra nova seção é o Cine-Debate, que terá exibição de "Retratos de Identificação" (RJ), trabalho de Anita Leandro sobre a obscura morte do estudante de medicina Chael Charles Schreier durante o regime militar, em 1969.

Mostra Aurora, divulgada anteriormente, contará com sete longas-metragens disputando o Júri da Crítica: A Casa de Cecília (RJ), de Clarissa Appelt; "Mais do que eu Possa me Reconhecer" (RJ), de Allan Ribeiro, "Medo do Escuro" (CE), de Ivo Lopes Araújo; "O Signo das Tetas" (MA), de Frederico Machado; "Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta" (DF), de Dácia Ibiapina; "Teobaldo Morto, Romeu Exilado" (ES), de Rodrigo de Oliveira, e "O Animal Sonhado" (CE), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes.

Na Mostra Praça, o público assistirá, no centro de Tiradentes, a uma seleção diversificada de títulos, desde a comédia musical "Sinfonia da Necrópole" (SP), de Juliana Rojas, e a ficção científica "Deserto Azul" (MG), de Éder Santos, às pré-estreias de "Cada Vez Mais Longe" (RJ), de Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi; "Nervos de Aço" (RJ), do experiente Maurice Capovilla; "O Dia do Galo" (MG), de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes; e "Uma História para Contar" (MG), de Amaury Lopes.

Na Mostra Homenagem, dedicada a Dira Paes, além do filme de abertura, o inédito "Órfãos do Eldorado", serão apresentados dois trabalhos marcantes na carreira da atriz: "Amarelo Manga" (PE, 2003), de Cláudio Assis, e"Corisco e Dadá" (CE, 1996), de Rosemberg Cariry.
Por fim, na Mostrinha, dedicada à programação infantil, as crianças poderão assistir a várias aventuras que têm feito muito sucesso no Brasil: a coprodução com a França "Amazônia", de Thierry Ragobert; a animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu; e os mineiros "O Menino no Espelho", de Guilherme Fiúza, e "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio Ratton.

RELAÇÃO DOS LONGAS SELECIONADOS EM ORDEM ALFABÉTICA

A Batalha da Maria Antônia, de Renato Tapajós - SP (Mostra Autorias)
A Casa de Cecília, de Clarissa Appelt - RJ (Mostra Aurora)
A Despedida, de Marcelo Galvão - SP (Mostra Transições)
A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente - CE (Mostra Sui Generis)
Amarelo Manga, de Claudio Assis - PE (Mostra Homenagem)  
Amazônia, de Thierry Ragobert - Brasil/França (Mostrinha)
As Fábulas Negras, de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins - ES (Mostra Bendita)
Brasil S/A, de Marcelo Pedroso - PE (Mostra Transições)
Cada Vez Mais Longe, de Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi - RJ (Mostra Praça)
Casa Grande, de Fellipe Gamarano Barbosa - RJ (Mostra Transições)
Com os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti - CE (Mostra Transições)
Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry - CE (Mostra Homenagem)
Deserto azul, de Eder Santos - MG (Mostra Praça)
Dois casamentos, de Luis Rosemberg Filho - RJ (Mostra Autorias)
Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira - MG (Sessão de Encerramento)
Errante - Um filme de encontros, de Gustavo Spolidoro - RS (Mostra Sui Generis)
Infância, de Domingos Oliveira - RJ (Mostra Autorias)
Mais do que eu possa me reconhecer, de Allan Ribeiro - RJ (Mostra Aurora)
Medo do Escuro, de Ivo Lopes Araújo - CE (Mostra Aurora)
Nervos de Aço, de Maurice Capovilla - RJ (Mostra Praça)
Noite, de Paula Gaitán - RJ (Mostra Bendita)
O Animal Sonhado, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes - CE (Mostra Aurora)
O Dia do Galo, de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes - MG (Mostra Praça)
O Menino e o Mundo, de Alê Abreu - SP (Mostrinha)
O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza - MG (Mostrinha)
O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton - MG (Mostrinha)
O Signo das Tetas, de Frederico Machado - MA (Mostra Aurora)
O Tempo Não Existe No Lugar Em Que Estamos, de Dellani Lima - MG (Mostra Transições)
Obra, de Gregorio Graziosi - SP (Mostra Transições)
Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho - PA (Mostra Homenagem)
Pingo D’Água, de Taciano Valério – PB (Mostra Sui Generis)
Ressurgentes: um filme de ação direta, de Dácia Ibiapina - DF (Mostra Aurora)
Retratos de identificação, de Anita Leandro - RJ (Sessão Cine-Debate)
Revoada, de José Umberto - BA (Mostra Autorias)
Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas - SP (Mostra Praça)
Teobaldo Morto, Romeu Exilado, de Rodrigo de Oliveira - ES (Mostra Aurora)
Uma história para contar, de Amaury Lopes - MG (Mostra Praça)

LONGAS SEPARADOS POR MOSTRA

MOSTRA AURORA         
A Casa de Cecília, de Clarissa Appelt - RJ
Mais do que eu possa me reconhecer, de Allan Ribeiro - RJ
Medo do Escuro, de Ivo Lopes Araújo - CE
O Animal Sonhado, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes - CE
O Signo das Tetas, de Frederico Machado - MA
Ressurgentes: um filme de ação direta, de Dácia Ibiapina - DF
Teobaldo Morto, Romeu Exilado, de Rodrigo de Oliveira - ES

MOSTRA HOMENAGEM             
Amarelo Manga, de Claudio Assis - PE          
Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry - CE
Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho - PA

MOSTRA TRANSIÇÕES 
A Despedida, de Marcelo Galvão - SP
Brasil S/A, de Marcelo Pedroso - PE
Casa Grande, de Fellipe Gamarano Barbosa - RJ
Com os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti - CE
O Tempo Não Existe No Lugar Em Que Estamos, de Dellani Lima - MG
Obra, de Gregorio Graziosi - SP

MOSTRA AUTORIAS      
A Batalha da Maria Antônia, de Renato Tapajós - SP
Dois casamentos, de Luis Rosemberg Filho - RJ
Infância, de Domingos Oliveira - RJ
Revoada, de José Umberto - BA

MOSTRA SUI GENERIS 
A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente - CE
Errante - Um filme de encontros, de Gustavo Spolidoro – RS
Pingo D’Água, de Taciano Valério – PB

MOSTRA PRAÇA
Cada Vez Mais Longe, de Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi - RJ
Deserto azul, de Eder Santos - MG
Nervos de Aço, de Maurice Capovilla - RJ
O Dia do Galo, de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes - MG
Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas - SP
Uma história para contar, de Amaury Lopes - MG

MOSTRA BENDITA
As Fábulas Negras, de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins - ES
Noite, de Paula Gaitán - RJ

SESSÃO CINE-DEBATE
Retratos de identificação, de Anita Leandro - RJ

MOSTRINHA    
Amazônia, de Thierry Ragobert - Brasil/França
O Menino e o Mundo, de Alê Abreu - SP
O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza - MG
O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton - MG

SESSÃO DE ENCERRAMENTO    
Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira - MG


***
A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares), que funciona no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.

***

Acompanhe a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2015.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***
Serviço:
18ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
23 a 31 de janeiro de 2015

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
Patrocínio Máster: BNDES, OI
Patrocínio: BANCO ITAÚ, PETROBRAS, SESI|FIEMG
Incentivo: LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA E LEI ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA
Apoio: Oi Futuro, Instituto Universo Cultural, Rede Globo Minas, Canal Brasil, Polícia Militar de Minas Gerais, Cinema do Brasil, CTAv, Místika, Dotcine, CiaRio, Cinecolor
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO E GOVERNO FEDERAL|PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
Universo Produção  -  (31) 3282.2366  - Luisa Moraes – (31) 9188.5040
Ariane Lemos - (31) 9751.0445   imprensa@universoproducaocom.br
Ana d’Angelo  -  (21) 99463.7000    dangelo.ana@gmail.com
Produção de textos: Marcelo Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas