Instituto Imersão Latina recebe prêmio Roquette Pinto para produção do Tropofonia


A Arpub - Associação das Rádios Públicas do Brasil divulgou nesta terça-feira, a lista final do Prêmio Roquette-Pinto de incentivo à Produção Radiofônica Brasileira. O Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos foi um dos contemplados, ele foi o único programa de rádio-arte de Minas Gerais selecionado.

O Instituto Imersão Latina vai receber R$20 mil de recursos do Programa Petrobras de Cultura, repassados pela Arpub para a produção de seis programas de uma hora de experimentação sonoras e entrevistas com poetas e multiartistas. A previsão é de que os programas comecem a ser veiculados nas rádios públicas a partir do fim de setembro.

O Tropofonia é um projeto iberoamericano, com núcleos em funcionamento também na Argentina, no Uruguai e na Bolívia. Em Belo Horizonte, ele vai ao ar, toda a segunda-feira, às 23 horas na rádio educativa UFMG 104,5 FM e pode ser ouvido também no: http://www.ufmg.br/online/radio

O Imersão Latina colaborou com a vinda do Tropofonia para o Brasil. A parceria começou em 2008, quando a poeta Brenda Marques Pena (Brenda Mars) conheceu o casal Sebastián Moreno e Laia Ferrari, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, durante o Congresso Brasileiro de Poesia. A coordenação dos programas para o prêmio Roquette Pinto é de Brenda Marques Pena, jornalista, formada em Comunicação Social pelo UNI-BH e mestre em Estudos Literários pela UFMG, autora do livro de ensaios Poesia Sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética (Tradição Planalto, 2009). A equipe de produção é formada pelos artistas: Wilmar Silva (Joaquim Palmeira), Francesco Napoli e Cristina Borges.

A idealização é de Sebastián Moreno e Gervasio Monchietti. Os dois foram os criadores do Tropofonia, em Rosário, Argentina com Laia Sebastián e Joaquim Valdez. A cidade natal de Che Guevara, também deu origem a uma revolução latino-americana, desta vez no rádio.

Saiba mais sobre a este laboratório de sons e sentidos no: http://www.tropofonia.com.ar/ e http://tropofoniabh.blogspot.com/.


A seleção

Por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura e de patrocínio da Petrobras, foram selecionados 40 projetos de todo o país com temas que contemplam radiodocumentário 13, radiodramaturgia 10, programa infanto-juvenil 10 e rádio-arte 7.

Os ouvintes de rádio terão a oportunidade de ouvir programas sobre diversidade cultural pernambucana (radiodocumentário), resgate da história e da identidade das mulheres negras (radiodocumentário), adaptações de contos de Machado de Assis (radiodramaturgia), mitos africanos (programa infanto-juvenil), experiências sonoras sobre a diversidade do cerrado (rádio-arte), entre muitos outros temas.

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE-PINTO

Clique aqui para download do documento contendo os projetos selecionados

Comentários

Postagens mais visitadas