3ª Mostra Itinerante do Filme Documentário e Etnográfico está na tela

O forumdoc.mg é uma mostra itinerante do filme documentário e etnográfico – tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada no estado de Minas Gerais, através da exibição de filmes já exibidos no forumdoc.bh (festival de cinema que acontece anualmente em Belo Horizonte desde 1997) e/ou que fazem parte do acervo da Associação Filmes de Quintal, responsável pela realização do projeto.

Sua programação se estende entre os meses de maio e junho de 2010, em sete cidades: Araçuaí, Cambuquira, Contagem, Lagoa Santa, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia. Abordando temáticas diversas, os filmes selecionados abordam questões políticas e sociais, ao versar sobre comunidades tradicionais e urbanas, na tentativa de construir junto ao público um amplo diálogo sobre as potências do audiovisual.

O evento, que se encontra em sua terceira edição, conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas e da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Além disso, conta com a parceria de instituições locais (Irmandade dos Atores da Pândega, Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, Cineclube Luz da Lua, MUnA/UFU, UNIMONTES, UNIVÁS, Benedita Cineclube e Cineclube FUNEC).

Todas as atividades que compõem a programação têm caráter público e gratuito, o que garante o acesso e divulgação de bens culturais.

Programe-se:

Uberlândia 03 a 05 de junho de 2010
Auditório do Museu Universitário de Artes/ MUnA

Pouso Alegre: 08 a 10 de junho de 2010
Salão de Eventos da Universidade do Vale do Sapucaí

Contagem: 11, 18 e 25 de junho de 2010
Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC)

Lagoa Santa: 26 de junho de 2010
Escolas Municipais e Estaduais e VII Encontro de Cultura de Raiz

Cambuquira: 26 e 27 de junho de 2010
Espaço Cultural Sinhá Prado

Entrada Franca
Programação completa:
www.filmesdequintal.org.br/itinerante/index.html

Realização: Associação Filmes de Quintal
http://www.filmesdequintal.org.br/
filmes@filmesdequintal.org.br

Sobre a Associação Filmes de Quintal

A Associação Filmes de Quintal é uma entidade sem fins lucrativos e tem suas ações voltadas à promoção cultural através de atividades de divulgação, pesquisa, reflexão, fomento e produção em audiovisual. Com sede em Belo Horizonte, a Filmes de Quintal possui ampla experiência na produção de mostras cinematográficas e na realização de oficinas de audiovisual.

Criada em 1999, a Associação Filmes de Quintal foi fruto da reunião de pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social, Filosofia e Antropologia, entre outras áreas, para oficializar a criação do Festival do Filme Documentário e Etnográfico – forumdoc.bh – que já acontecia desde 1997, graças ao esforço pessoal dos fundadores da Associação.
Sobre o forumdoc.bh

Comentários

Postagens mais visitadas