Pular para o conteúdo principal

Curso latino americano de biologia da conservação está com inscrições abertas e oferece bolsas

XI CURSO LATINO AMERICANO DE BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
03 de novembro a 03 de dezembro de 2010

Na última década o Curso Latino Americano de Biologia da Conservação vem contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a conservação da diversidade socioambiental da América Latina. Durante as quatro semanas de capacitação os participantes compartilham experiências com renomados profissionais que atuam nas diferentes esferas da Biologia da Conservação. O conteúdo programático deste curso trata primeiramente de uma abordagem conceitual teórica, seguido de metodologias e ferramentas úteis em estudos de campo e por último, estudos de caso nos quais os alunos vivenciarão a realidade de um programa de conservação.

PÚBLICO-ALVO

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, profissionais atuantes ou que pretendem atuar em projetos de conservação e/ou manejo da vida silvestre.

CONTEÚDO

– Abordagem Conceitual Teórica: História Ecológica Global; Introdução a Biologia da Conservação; Genética da Conservação; Ecologia da Paisagem; Legislação Ambiental Brasileira; Economia Ambiental; Inserção da Avaliação de Impacto Ambiental nos Processos de Tomada de Decisão; Etnoconservação.

– Metodologias e Ferramentas para Pesquisas Aplicadas à Biologia da Conservação: Métodos de Estudo em Comportamento Animal; Estudos de Avifauna; Técnica e Análise de Dados de Radiotelemetria; Levantamento Fitossociológico; “Distance Sampling” e Transecção Linear; Captura-Marcação-Recaptura; Medicina da Conservação; Análise Estatística, Interpretação e Apresentação de Resultados de Pesquisas em Conservação; Elaboração de Propostas e Mobilização de Recursos para Projetos de Conservação.

– Estratégias de Conservação: Sistemas Agroflorestais e Conservação da Paisagem; Educação Ambiental; Empreendimentos Comunitários e Negócios Sustentáveis; Manejo de Espécies Ameaçadas; Manejo da Paisagem; Políticas Públicas; Gestão Integrada da Zona Costeira.

Estudos de Caso: projetos de conservação desenvolvidos pelo IPÊ*
Pontal do Paranapanema - SP: Programa para Conservação do Mico-Leão-Preto (Leontopithecus chrysopygus); Café com Floresta; Abraço Verde; Detetives Ecológicos.
Região do Parque Nacional do Superagui – PR e SP: Programa para Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara); Diagnóstico e Planejamento Participativo Pesqueiro no Parque Nacional do Superagüi.
Nazaré Paulista – SP: Sombra e Água Fresca – Usos da paisagem e serviços ambientais.
* Para maiores informações sobre os projetos mencionados visite a página www.ipe.org.br.

DINÂMICA DE CURSO

- Aulas práticas e teóricas ministradas em português por cerca de 30 profissionais com ampla experiência de trabalho em projetos de conservação no Brasil.
- Através de seminários, com duração máxima de 30 minutos, os alunos apresentarão suas experiências de trabalho.
- Delineamento, execução e conclusão de um projeto de pesquisa de campo.


FAÇA A SUA INSCRIÇÃO
OPORTUNIDADE DE BOLSAS
Informações: www.ipe.org.br / cbbc@ipe.org.br
55 (11) 4597-1327 / 9981-2601

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…