Jornalistas de Minas vão às ruas pedindo a volta da exigência de curso superior em jornalismo para exercício da profissão

Jornalistas na Manifestação por Hugo Pirez
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais aderiu a manifestação popular do dia 11 de julho, no dia nacional de luta. O SJPMG foi às ruas de Belo Horizonte para reivindicar que a PEC do Diploma seja incluída na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
No dia 24 de junho o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), relator da PEC 206 na CCJC, apresentou parecer pela admissibilidade da proposta, que já foi aprovada em dois turnos de votação no Senado. Com isso, a PEC já pode ser incluída na pauta de votações da Comissão. A  aprovação na CCJC é fundamental para que a PEC do Diploma seja analisada por uma Comissão Especial e posteriormente votada em dois turnos no plenário da Câmara.
No dia 17 de junho de 2009, por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Tal ação revoltou a classe, que desde então tem procurado se mobilizar na tentativa de reaver a situação colocada pelo “excelentíssimo” Sr. Gilmar Mendes.

A manifestação no Dia Nacional de Luta começou às 11h da manhã na praça Sete, no centro de Belo Horizonte. Em seguida os manifestantes subiram a av. Afonso Pena, passando pela porta da Prefeitura e depois indo no sentido Assembleia Legislativa. Em decorrência do ato o transito ficou tumultuado na região central, com reflexos nas proximidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas