Encontro Estadual de Rádios Comunitárias de Minas Gerais terá participação de representante do Ministério das Comunicações

O Coordenador Geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Samir Maia, confirmou a participação no Encontro Estadual das Rádios Comunitárias de Minas Gerais no dia 3 de agosto, sábado, no Auditório do Sindicato dos Bancários de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Ele estará na mesa de debate com o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Nacional) José Sóter sobre a conjuntura nacional das rádios comunitárias. Samir afirma que vai orientar as rádios principalmente sobre a portaria que altera a normativa 1/2011.
Uma das principais preocupações do Ministério das Comunicações, segundo ele, é o elevado número de emissoras que não pediram a renovação de suas outorgas, totalizando mais de 600. “Por isso, nesta portaria o Ministério estendeu o prazo até o próximo mês de novembro e não mais exigirá projeto técnico”. Conforme ele, outro avanço é a possibilidade de apoio cultural de órgão públicos o que poderá melhorar a sustentabilidade das rádios comunitárias.
O coordenador executivo da Abraço Nacional avalia que as mudanças ainda são tímidas. “O que acordamos com o Governo Federal foi, além da possibilidade de patrocínio governamental, os apoios culturais poderem veicular produtos e serviços, assim como já acontece com as rádios educativas”, afirma. A alternância de canais para evitar a sobreposição de emissoras, o financiamento público e o aumento da potência são outras reivindicações históricas da Abraço Nacional que serão defendidas no debate. “Creio que será um momento rico e proveitoso para o movimento das rádios comunitárias”, afirma o articulador das Abraço em Minas Gerais, Ismar Capistrano.
Serviço:
Encontro Estadual das Rádios Comunitárias de Minas Gerais
Data: 3 de agosto das 8 às 17 horas
Local: Auditório Sindicato dos Bancários de Minas Gerais (Rua dos Tamóios, 611, Centro, Belo Horizonte).
Inscrições: cada rádio comunitária poderá indicar até dois diretores da emissora pelo e-mail abracominasgerais@gmail.com até o dia 29 de julho com o custo de R$ 15,00 referente a alimentação, que será pago durante o credenciamento no início do evento. O transporte e a possível hospedagem são por conta de cada rádio.
Informações: Ismar Capistrano
http://www.abraconacional.org

Comentários

Postagens mais visitadas