26 de Julho, Dia Nacional da Rebeldia Cubana: 60 anos do assalto ao Quartel Moncada

Este ano a comemoração do 26 de Julho, Dia Nacional da Rebeldia Cubana, será ainda mais importante. Completam-se 60 anos do assalto ao Quartel Moncada, um evento herórico e fundamental para a organização do Movimento que conduziu Cuba a sua Revolução. Vamos aproveitar a data para discutir a polêmica vinda dos médicos cubanos ao Brasil.

PARTICIPE DAS ATIVIDADES NO BRASIL!!!

EM SÃO PAULO

26 de Julho 15h - Ato de rua com agitação e panfletagem - Praça Ramos (centro de São Paulo)
19h - Ato político - Sindicato dos Bancários de SP, Auditório Azul, subsolo - Rua São Bento, 413 (Edifício Martinelli)

Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba www.facebook.com/solidariedadeacuba contato@solidariedadeacuba.org.br

EM BELO HORIZONTE

Dia da Rebeldia na Escola de Samba Cidade Jardim

26 de julho: Dia de rebeldia, de liberdade, de comemorações e alegria.

Dia da Rebeldia Cubana acontece no período do carnaval em Cuba. Este ano se comemora 60 anos do ataque ao Quartel Moncada. É o marco da revolução que tornou Cuba o único país socialista das Américas.

Belo Horizonte também se reúne para festejar com “SAMBA e SÓN da Sierra Maestra” e debater os vibrantes movimentos populares que varrem o Brasil.

Na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim, com belíssima vista de Belo horizonte, apresentações de músicas brasileiras e cubanas com: Lunna Mattos e Pepe, Rosa Pimentel, Rubinho Malaca, Grupo As Filhas da Mãe e DJ Anônimo.

A promoção é da Associação Cultural José Marti/MG, da Escola de Samba Cidade Jardim e do Sistema Solidariedade de Comunicação.

Participe, mais do que segurança, todos teremos acolhimento.

Dia da Rebeldia com samba e música latino-americana.
Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim
Rua do Mercado, 47 - Conjunto Santa Maria - Bairro Luxemburgo - BH/MG
Contato: 2526 8338 - 98123338 - acjmmg@gmail.com
Ingressos antecipados: R$ 10,00


60 ANOS DO ASSALTO AO QUARTEL DE LA MONCADA 

DEFENDER CUBA CONTRA O IMPERIALISMO PARA HONRAR OS COMBATENTES MORTOS EM 26 DE JULHO

O fracassado ataque ao quartel de Moncada em 26 de julho de 1953, ação protagonizada por Fidel Castro e outros membros do Partido Ortodoxo, expressou a perda das esperanças da oposição pequeno-burguesa nacionalista em utilizar-se dos meios institucionais para restaurar a caricatura de democracia burguesa na Ilha e a adoção da luta armada como método para derrotar a ditadura de Fulgêncio Batista. Apesar da maioria ter sido morta em combate e poucos sobreviventes presos, entre eles Fidel e Raul Castro, esse episódio se tornou uma referência para o movimento guerrilheiro que dirigiu a Revolução Cubana. 60 anos após o simbólico 26 de Julho de 1953, para nós trotskistas defender Cuba das investidas do imperialismo hoje e preparar a revolução política na Ilha operária para assegurar as conquistas sociais existentes no Estado operário, ameaçadas pelo bloqueio econômico e a pressão pela restauração capitalista, são a melhor forma de honrar os combatentes mortos em 26 de Julho.

 Leia este artigo na íntegra no SITE da LBI: http://www.lbiqi.org/

Comentários

Postagens mais visitadas