Expedição Cultural pelo Vale do Jequitinhonha: da nascente à foz do Rio Jequitinhonha começa hoje


O projeto tem como proposta uma viagem para o Vale de Jequitinhonha estudando a sua característica cultural, principalmente, a cultural popular. Dentre os elementos da cultura popular, incluiremos os grupos artísticos como os Corais, o artesanato, os grupos de Congado, Folias de Reis, Boi de Janeiro, personalidades artísticas, entre outros. Dentro desse propósito iniciaremos a viagem por Belo Horizonte passando pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, no dia 24 e 25 de julho de 2013 com oficinas de conteúdo cultural sobre as  vertentes do Congado, o Congo, o Moçambique e o Candombe.

No dia 25/07, quinta-feira às 19 horas, faremos um Bate-papo Cultural com artistas do Vale do Jequitinhonha que moram em Belo Horizonte, ou seja, uma conversa bem agradável sobre o fazer cultural de cada um e sua relação com o Vale.

Nossa viagem, ou melhor, Expedição Cultural pelo Vale do Jequitinhonha, será desde a nascente do Rio Jequitinhonha, na região do Serro e Diamantina até a foz na cidade baiana de Belmonte, finalizando esta jornada no dia 03 de agosto de 2013.

Serão 11 dias de viagem pelas belezas culturais do Jequitinhonha que se transformarão em um documento e até um documentário. Todo esse material será editado e depois repassado ao Instituto Valemais para distribuir para os interessados.

Desde já, agradecemos e convidamos para um Bate-papo Cultural na Irmandade do Rosário em Justinópolis, a beira de uma fogueira com café e biscoito.

Endereço: Irmandade de N. S. do Rosário de Justinópolis
– Rua Francisco Labanca, 189. Justinópolis. Ribeirão das Neves


Saudações culturais.

Equipe do Colégio São Domingos e
Associação Cultural São Paulo
Professores: Cosme Marins e Luiz Fernando Weffort
Jotaerre

Comentários

Postagens mais visitadas