Salão do Livro de Genebra e o Encontro entre escritores brasileiros

Por Valdeck Almeira de Jesus*
Valdeck Almeira e Paulo Coelho no 27º Salão do Livro de Genebra
Participei do 27º Salão do Livro de Genebra, de 1º a 5 de maio de 2013, graças ao convite de Jacqueline Aisenman e família (Paulo, Lázaro e Sabrina), que expôs no estande Varal do Brasil. Dentre tantas surpresas agradáveis, sorrisos, encontros e reencontros, tive o prazer de conhecer Paulo Coelho, o maior fenômeno da literatura brasileira, que foi ao salão especialmente para visitar o estande do Varal.

O Varal do Brasil é um projeto brasileiro e suíço, comandado por Jacqueline, brasileira de nascença e suíça por raízes de família. Inicialmente uma revista eletrônica, que continua funcionando, agora virou também livro e estande na maior feira literária da Suíça. Pelo segundo ano consecutivo o grande banquete literário é servido, desta vez com mais de trinta autores de várias partes do mundo. Eis a lista dos que estavam presentes e autografaram livros infantis, antologias, romances, livros de autoajuda, didáticos, de pesquisa, poesia etc: Jacqueline Aisenman, Valdeck Almeida de Jesus, Lúcia Amélia Brulhardt, Deucélia Maciel, Eder Roberto Dias, Sonia Medeiros Imamura, Jania Souza, Leni André, Ana Maria Stoppa, Carlo Montanari, Jan Bittencourt, Clara Machado, Dyanderia Portugal, Roselis Batistar, Ainoha Leporelo, Irma Galhardo, Saskia Brígido, Gorete Newton, Jô Ramos, Samuel Lira, Luiz Carlos Amorim, Flavia Assaife, Paulo Levy, Caroline Baptista Axelson, Leonia Oliveira, Tamara Ramos, Julien André, Ana Rocha Dulce Rodrigues, Luís Gomes e muitos outros.

Foram dias que passaram como minutos. Agora só resta esperar o próximo encontro, para matar a saudade. Apesar de tão pouco tempo, aconteceu apresentação musical com Marcus Assumpção, exposição de telas do pintor Richard Calil Bulos (in memoriam), bonecas da tribo Karajá, com a presença de Narubia Werreria Iny e muito mais.

Ainda deu tempo de fugir um pouco, fui jantar com Mary Barreto e Marcos, ela brasileira, de Ilhéus, e ele, de Portugal, com os filhos do casal, Marquinhos e Gabriela, e com os amigos deles Gil e Francieli. Foi servido um jantar tipicamente brasileiro, com peixe pescado no Lac Le Man, por Marcos, com bife, quiabo e muito mais...

Em Lausanne, curti o carnaval típico da Suíça com minha amiga Ignez Agra, tomei caipirinha, fui a museus e assisti um concerto de violoncelo na Catedral da cidade... Para não deixar barato, fui a Ivoire, com Marcus Assumpção ao volante, acompanhado de Sônia Medeiros e Angela Mota, todos uns amores de pessoas... Abílio, amigo deles, resolveu não ir. Perdeu um belo programa.

Para encerrar, frango com arroz, com os amigos Bruno, Jânia Souza e Samaritana Pasquiê... Carinho e afeto não têm preço...

Algumas fotos do último dia:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.188249421328263.1073741844.100004296189822&type=3&uploaded=60

*Escritor baiano.

Comentários

Postagens mais visitadas