Pessoas criativas desenvolvem ideias para um planeta melhor em 48 horas

Desafio internacional de sustentabilidade será realizado em BH e convida pessoas criativas a desenvolver uma ideia para um planeta melhor em apenas 48h no próximo final de semana No dia 28 de Outubro começa uma maratona de 48h para desenvolver uma ideia sustentável e fazer um planeta melhor. Esta é a proposta do Global Sustainability Jam, evento criativo internacional que tem Belo Horizonte como uma das 47 cidades participantes. São mais de 28 países envolvidos nesse projeto criado por Markus Hormess e Adam Lawrence.

O objetivo é que os projetos sejam desenvolvidos, da ideia ao protótipo em 48h, tendo em vista a sustentabilidade e o tema surpresa que será anunciado apenas no início do evento. O espírito do Global Sustainability Jam é de cooperação e colaboração. E como não poderia ser diferente, os participantes do mundo todo estarão conectados via redes sociais para trocarem ideias e experiências.

De 28 a 30 de Outubro de 2011, todos são bem-vindos a participar desse desafio criativo. Os participantes são divididos em times e recebem orientação de profissonais com experência nas áreas de criatividade e sustentabilidade durante todo o processo. Depois de apresentadas, as soluções serão disponibilizadas no site do projeto sob o selo Creative Commons – para que potenciais desenvolvedores (e até mesmo clientes e empregadores) possam ter acesso a elas. No Brasil participam da iniciativa: Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

Um dos países com maior número de cidades participantes. Em Belo Horizonte o evento é organizado pela CoolHow Creative Lab e sera realizado nas dependências da Greco Design. O local foi escolhido por ter um ambiente inspirador - que integra design e natureza - e ser uma das empresas criativas da cidade mais reconhecidas internacionalmente, tendo recentemente realizado uma conquista inédita. Foi ganhadora de 4 categorias do prêmio promovido pela principal revista internacional de design gráfico, Print Magazine. A programação de BH inclui também mini-palestras com Caíco Gontijo, Gustavo Greco, Patrícia Delgado e Tiago Belotte.

Cada um falando um pouco sobre suas experiências com sustentabilidade e criatividade e como é possível tornar realidade algumas boas ideias. Além da Greco Design, também apoiam o evento a RC Comunicação, A Dupla Informação e a empresa de moda com tecidos de PET, SusttentaVida.
O que é um jam? Assim como na gíria musical a palavra jam significa tocar sem saber o que vem à frente, ou seja, de improvisação; o mesmo acontece no Global Sustainability Jam, mas neste caso a matéria a improvisar são ideias.

O propósito é, a partir da interação com os participantes locais e internacionais, tornar as ideias em algo concreto, talvez um serviço, um produto, uma iniciativa ou até mesmo um “sem-nome-e-não-inventado”. CoolHow Creative LabUm laboratório criativo que quer, despretensiosamente, fazer de Belo Horizonte a cidade mais cool do Brasil.

Os Responsáveis Sérgio Souto – Publicitário, pós-graduado em Design e Cultura e fotógrafo/lomógrafo. Atuou como redator no mercado mineiro até o início de 2010. Após uma temporada na Europa e um curso de Coolhunting em São Paulo, voltou inquieto a BH para fazer algo realmente novo na cidade. Hoje é colaborador do boletim cultural B-Coolt, fotógrafo convidado do site colaborativo Imagem da Palavra e quer transformar Belo Horizonte.

Tiago Belotte – Designer Gráfico. Fez um curso de design com ênfase em sustentabilidade e território do Politécnico de Torino na Itália. É especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral. É diretor regional e colunista de Sustentabilidade do B-Coolt [b-coolt.com] - boletim cultural e de tendências, com sede em São Paulo. Colunista e coolhunter da e-Mag [revista online da Citroen]. Tem uma visão muito positiva de Belo Horizonte e acredita no potencial cultural e criativo da cidade.

Visite o site oficial do evento: http://www.globalsustainabilityjam.org/
Mais informações e inscrições (BH): www.coolhow.com.br/bhjam
Início: 28/10 às 19h
Encerramento: 30/10 às 17h
Inscrição: R$49

Comentários

Postagens mais visitadas