Guia Fala mostra dinâmica de Festivais Audiovisuais Latino Americanos



Voltado para realizadores, profissionais e pesquisadores do setor audiovisual, o Guia Fala reúne conteúdo completo sobre os festivais realizados em diversos países da América Latina


O mercado audiovisual da América Latina tem conquistado cada vez mais destaque na criação de grandes obras. A cada dia surgem novos eventos dedicados ao segmento, com uma grande quantidade de informações que precisam ser catalogadas, preservadas e, sobretudo, divulgadas. Para auxiliar na disseminação e na gestão da informação, mostrando sua importância para a cultura e economia de cada país, foi criado o Guia Fala – Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos (http://www.guiafala.com.br/).



O guia é formado por um grande banco de dados online, que reúne informações sobre mais de 550 festivais e mostras de cinema e vídeo de todos os países da América Latina. Criado para auxiliar cineastas, produtores, jornalistas, pesquisadores, estudantes e admiradores do tema, o site contém informações como locais dos eventos, data de realização, período de inscrições, temáticas, duração, perfil, formatos de obras aceitas etc. Bastante interativo, o site possibilita ainda a participação em fóruns de discussão, além de espaço para que os próprios usuários contribuam com informações.

O projeto foi criado e desenvolvido por Júlia Nogueira, jornalista e mestre em Estudos Cinematográficos e Latino-Americanos, pela Universidade de Ohio (EUA). Para a jornalista, que é apaixonada por cinema, os festivais Latino Americanos vem vivendo uma dinâmica muito intensa, nos quais, a cada ano, novos eventos são criados enquanto outros deixam de existir. O site seguirá a essa dinâmica, sendo constantemente atualizado. Júlia identificou, por meio de sua pesquisa, que o Brasil é o país latino-americano com o maior número de festivais. Em seguida estão Argentina, Colômbia, Chile e México, respectivamente.

O Guia Fala, já está em funcionamento e será lançado oficialmente no próximo dia 03 de outubro, dentro da programação da 5ª Mostra CineBH, no Palácio das Artes. Na ocasião, Júlia Nogueira fará uma demonstração sobre as funcionalidades da ferramenta, além de uma explanação sobre o processo de pesquisa e manutenção do guia. O site, que está sendo lançado em português, ganhará em breve uma versão em espanhol e futuramente outra em inglês. O projeto foi desenvolvido com recursos da Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, selecionado através de participação em edital.

Sobre a profissional – Júlia Nogueira é mestre em Estudos Cinematográficos e em Estudos Latino-Americanos (Especialização em Comunicação) pela Universidade de Ohio (EUA), pós-graduada em Gestão Cultural pela UNA e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Minas. Jornalista e locutora da Rádio Oi FM BH. Repórter e produtora do programa Cine Magazine (Rede Minas de Televisão) há 13 anos. Produtora Executiva e Diretora de Produção dos curtas-metragens “Verão” e “O Cabeleireiro da Medusa”. Pesquisadora, roteirista e produtora de documentários e vídeos institucionais para diversas produtoras de vídeo. Secretária Executiva do Festival Internacional de Curtas de BH (2003 a 2006).

Serviço:
Lançamento Guia Fala - Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos (www.guiafala.com.br)
Data: 03 de outubro de 2010
Horário: 16h15min
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina