Imersão Latina completa seis anos hoje e elege o Tropicalismo como tema das suas comemorações

Neste mês de outubro o Instituto Imersão Latina (Imel) completa seis anos de ativismo cultural em defesa dos povos latinoamericanos e para comemorar lança o projeto “Integrando Artistas e Diversidades”, que promove várias atividades culturais em homenagem ao tropicalismo, movimento artístico e cultural brasileiro que teve seu auge em 1967-1968.

O projeto prevê intervenções culturais, até o final de 2011, em Belo Horizonte, como lançamento de livro sobre o tropicalismo, exibição de filmes, shows e sarau poético. O principal objetivo das ações é resgatar a memória do movimento tropicalista, que tem como base a mistura de culturas e o experimentalismo estético, motor da diversidade na arte e na cultura brasileira.

De acordo com a presidente do Imel, Brenda Marques, o resgate do tropicalismo é muito importante para a cultura brasileira e tem sido feito pelos próprios artistas da atualidade. “Este foi um movimento ímpar na valorização das mesclas culturais dos povos e expressa toda uma diversidade cultural a partir disso. O Instituto Imersão Latina em seus seis anos de atuação busca sempre realizar eventos de integração entre as artes e os artistas e trabalha na articulação destes por acreditar na coletividade e nas parcerias. Mostrar a importância dos movimentos culturais é um dos nossos objetivos, pois eles sempre envolvem um grupo de pessoas por um ideal comum."

Dentro das atividades do projeto “Integrando artistas e diversidades” já está confirmado para o dia 04 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h, o lançamento do livro “Tropicália - Um Caldeirão Cultural” (Editora Ferreira, Rio de janeiro, 2011, R$ 59,00) do pesquisador e músico, Getúlio Mac Cord, na Livraria Mineiriana, Savassi.



No dia 11 de novembro (11/11/11) é a vez da Livraria Quixote receber o lançamento do livro “Olhos de estrela”, da historiadora Angela Xavier” (Edição independente, 2011, R$ 35,00 ), a partir das 19h. Essas são apenas algumas das atividades, até o final do ano o Imersão Latina promete trazer muita diversidade para a capital mineira no balanço do tropicalismo.


O Instituto Imersão Latina (Imel) é formado por ativistas que se preocupam em pesquisar e difundir toda a diversidade cultural, ambiental e de ideias, por meio da realização de eventos de artes-integradas e da cultura digital livre. Seus integrantes acreditam numa proposta de multiculturalismo brasileiro que promova a cultura e a arte do país, incluindo a diversidade dos seus artistas e suas relações com a cultura brasileira, latina e do mundo.

Fundado em 2005, o Instituto Imersão Latina vêm participando do processo de construção de uma nova história na América Latina, com a proposta de valorização da diversidade cultural e do registro de memórias em vários países.

O dia 30 de outubro foi oficializado como data de fundação do Instituto, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nestes seis anos de ativismo, o Imersão Latina realizou as seguintes atividades, com a colaboração de pessoas de vários países e de entidades parceiras:

Principais atividades do Imel


- A mostra de fotografia Criança não é Brinquedo, que foi exposta em 2006, em Belo Horizonte, em 2007, em Brasília, em 2008 em Porto Alegre e que está em exposição permanente na internet nos sites da Avesso e do Imersão Latina – www.imersaolatina.com

- Paz e Poesia - Distribuição de livros na Feira de Artesãos e Artistas, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte com recital e performances poéticas, que reúne um grupo de poetas pela paz e pela poesia.

- A edição colaborativa e publicação em parceria com a Editora All Print dos livros: Nós da Poesia; Objetivo Indefinido e Frágeis, mas nem tanto, de escritores independentes.

- Realização de atividades de incentivo à leitura e produção literária e representação do Movimento aBrace – Brasil/Uruguai.

- O Instituto mantém espaços permanentes de comunicação multimídia: o blog http://imersaolatina.com/, é atualizado diariamente com informações enviadas por colaboradores.

E pelo terceiro ano consecutivo está entre os 100 blogs mais votados do Prêmio Top Blog na categoria Variedades! Aproveite e dê o seu voto.

Serviço:

Lançamento do livro “Tropicália - Um Caldeirão Cultural”, de Getúlio Mac Cord,
Data: 04 de novembro
Local: Livraria Mineiriana – Café da Travessa - R. Paraíba, 1419 - Savassi
Horário: a partir das19h
Entrada Gratuita

Lançamento do Livro “Olhos de estrela”, de Angela Xavier
Data: 11 de novembro
Local: Livraria e Café Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi
Horário: a partir das19h
Entrada Gratuita

Assessoria de imprensa:
informações e contato para entrevistas: (31) 8757-8375 Cinthia Lopes /
(31) 9678-8209 Adriana Borges
http://www.imersaolatina.blogspot.com/



Seja um apoiador deste evento.



Há várias formas de colaborar!



--
Instituto Imersão Latina
Avenida do Contorno, 4640, sala 701
Funcionários - Belo Horizonte
(31) 3227-6869
(31) 8811-8469
(31) 9678-8209

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina