Mostra de Cinema no Pará marca retorno do cineclube do Inovacine


A "Mostra do Novo Cinema Paraense", realização do Inovacine, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) vai exibir de hoje à sexta-feira nove filmes em Belém, Pará.
As sessões serão sempre às 18h30, seguidas de debates com realizadores, no IPHAN na Avenida Governador José Malcher, 563. A entrada é franca.
A programação inclui curtas, médias e longa metragens, de realizadores locais, que estarão presentes após as sessões para discutir junto com o público os princípios artísticos e éticos que regem seus trabalhos.

"Através da ficção e da não-ficção, diversos artistas conseguiram dar forma a suas perspectivas sobre os fenômenos locais transcendendo as amarras do regionalismo exótico em busca da universalidade inerente à linguagem cinematográfica", diz Miguel Haoni, do Inovacine e APJCC – Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema.

Encontro marcará retomada de cineclube do Inovacine

Uma das questões a serem debatidas no envento é a da dificuldade da produção captação de recursos na Amazônia, além da dura jornada para ver o trabalho ser distribuído nas salas de cinema . Para Miguel Haoni, "em maior ou menor nível, todo realizador paraense é essencialmente um guerreiro. A luta por condições de produção e distribuição transforma cada processo/filme num trabalho hercúleo de resistência e paixão. Obviamente, isso significaria muito pouco se na base das obras não houvesse a sensibilidade estética e a inventividade necessárias para a constituição de um Cinema Paraense maiúsculo, livre da muleta da indulgência histérica regionalista", afirma.


Cineclube

- Após um semestre de itinerância por seis cidades do Estado do Pará (Santarém, Soure, Bragança, Marabá e Altamira) e diversas ações pontuais na capital Belém , o projeto Inovacine retoma sua ação cineclubista regular, agora em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A partir de agosto o cineclube funcionará quinzenalmente às quartas-feiras, 18h30 no Auditório do IPHAN (Av. Governador José Malcher, 563) e continuará o projeto de reflexão e debate sobre o cinema documental, o cinema brasileiro e o cinema paraense - sempre contando com a colaboração dos realizadores locais.

O Inovacine - uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) - abre a programação com a mostra "Novo Cinema Paraense", de 4 a 6 de agosto (quarta a sexta) sempre com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO

04/08
"Puzzle" de Marcelo Marat
"Invisíveis prazeres cotidianos" de Jorane Castro
"Salvaterra - Terra de Negro" de Priscila Brasil

05/08
"Semiótica-nossa-de-cada-dia" de Darcel Andrade
"Mãos de Outubro" de Vitor Souza Lima
"A Poeta da Praia" de Márcio Barradas

06/08
"Dias" de Fernando Segtowick
"Contracorrente" de Francisco Weyl
"A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados" de Luiz Arnaldo Campos

Informações enviadas por Ilma Teixeira.

Comentários

Postagens mais visitadas