Integrante do IMEL recebe Prêmio Funarte

Por Brenda Marques Pena

A Funarte divulgou a lista dos selecionados para a Bolsa Funarte de Circulação Literária. Entre os ganhadores está Aline Cântia, conselheira e colaboradadora deste a fundação do Instituto Imersão Latina - IMEL. Ela receberá uma bolsa para realizar o projeto "Da Estante para o Instante e Vice e Versa". Ela realizará o projeto com o músico Chicó do Céu, seu parceiro na arte de narrar e cantar histórias e o antropólogo e produtor cultural Rodolfo Fonseca.


Aline Cântia, conhecida como Lili da Terra, em sua contação de histórias, se auto-denomina uma transeunte das palavras. Como integrante do IMEL, vive a arte mambembe. Já se apresentou em vários congressos nacionais e internacionais, falando sobre oralidade. Ela é mestre em literatura, pela UFMG, mas prefere identificar-se sempre como narradora e ouvinte de histórias. E desta forma tem vivido a jornada de despertar ouvidos de tantas crianças para o universo literário.

Criança não é Brinquedo

No dia das crianças, 12 de outubro, dentro das comemorações dos 5 anos do Instituto Imersão Latina haverá contação de histórias com Lili da Terra e Chicó do Céu, durante a inauguração da Biblioteca Boi Rosado em Água Limpa.

A idéia da biblioteca começou com um grupo de amigos, que a convite do jornalista Aloísio Lopes, realizaram uma festa julina em julho deste ano, com comidas e bebidas típicas. O Imersão Latina foi responsável pela parte cultural da festa: com música ao pé da fogueira, danças, leitura de poemas e cortejo do boi rosado.

Aline Cântia, é uma das participantes do Projeto Criança não é Brinquedo, com fotografias que foi tirando ao longo das suas pesquisas em comunidades quilombolas. As fotos dela e de mais três jornalistas/fotógrafas: Brenda Mars, Vanda Sampaio e Ursula Bahia serão expostas na biblioteca em Água Limpa, especializada em educação ambiental e literatura.

A IMERSÃO LATINA DE CHICO DO CÉU E LILI DA TERRA

Depois de percorrer as cinco regiões do Brasil e outros países da América Latina como Venezuela, Argentina e Bolívia é a vez de Chico do Céu e Lili da Terra preparar a bagagem de histórias para janeiro de 2011, quando representarão o Brasil no Festival Afro-Palavra, em Havana, Cuba.

Aline Cântia conta, que a parceria artística da dupla começou nas conversas ao pé do fogão, com canções entoadas nas beiras dos rios, histórias ouvidas entre uma cidade e outra. Aos poucos, as memórias registradas ao longo de viagens e pesquisas saíram dos morros, quintais, livros e discos e ganharam novas roupagens na palavra cantada e contada.

Inspirados no gosto pela educação, música, literatura e imagem, há 03 anos os artistas iniciaram um trabalho co-autoral, transportando essas e outras memórias para o universo da ancestral arte de narrar histórias. Ao compreender o ofício do contador de histórias como uma forma de dar aos ouvintes a possibilidade de criarem, a partir desse repertório pessoal, os personagens, os cheiros, os sabores, o espaço e o tempo de cada narrativa, a dupla convida o público a tornar-se cúmplice de cada apresentação... Nas ruas, nas praças, nos teatros, nas escolas, em toda parte.

Contatos:
(31) 9125-3400 / (31) 3785-5518
alinecantia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas