Pular para o conteúdo principal

Fórum Latino-Americano de Fotografia será em outubro

Foto: João Castilho – Montagem da exposição "Redemunho" no Instituto Cervantes de Madri


Por Iatã Cannabrava
Coordenador do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Após a realização pelo Itaú Cultural do 1º Fórum, em 2007, a fotografia brasileira intensificou sobremaneira sua rede de relações com os demais países da América Latina, gerando uma série de intercâmbios entre artistas, museus, curadores, galerias, festivais e encontros. A programação deste ano é, em boa parte, fruto dessas discussões e da própria história de nossa produção fotográfica.

Com a expressão Fora de Casa, estamos falando de como, em pouco tempo, nossas origens se tornaram destinos [a diáspora europeia virou a diáspora latina]. Com Fora do Eixo mudamos o foco da discussão para o campo dos meios e suportes. As fronteiras antes bem delineadas entre a fotografia, o cinema e as artes plásticas se tornaram áreas comuns.

Nesse vai e vem, estamos sempre tentando definir e redefinir uma fotografia latino-americana. Muitas vezes afirmamos até mesmo que ela não existe. No entanto, não conseguimos parar de falar e pensar nela! Será essa nomenclatura uma demarcação meramente geográfica ou um conceito, uma forma de representar o mundo moldada por questões intrínsecas à história (recente e conturbada) da região?

Juntemos nessa discussão as novas plataformas de comunicação e produção que miscigenam ainda mais o caldeirão de nossa identidade imagética: as novas tecnologias, a internet e seus coadjuvantes (como as redes sociais), a tênue fronteira entre a imagem estática e a imagem em movimento. Tudo nos leva a cruzar as fronteiras o tempo todo, a experimentar mais livres que nunca.

O evento abrange mesas de debate, workshops e leituras de portfólio, entre outras atividades, além da exposição Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, com curadoria de Edu Brandão e do coletivo Cia de Foto.

PROGRAMAÇÃO
quarta 20 a domingo 24 de outubro
quarta 20

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Claudi Carreras
Casa das Rosas – Sala 1 14 vagas

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Juan Antonio Molina
Casa das Rosas – Sala 2 14 vagas

15h às 16h30 Alejandro Castellote entrevista com Luis Gonzáles Palma
Sala Itaú Cultural 247 lugares

16h30 às 17h30 Coffee Break
Arena

17h30 às 19h Rubens Fernandes Junior entrevista Claudia Andujar
Sala Itaú Cultural 247 lugares

quinta 21

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Luis González Palma
Casa das Rosas – Sala 1 14 vagas

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Alec Soth
Casa das Rosas – Sala 2 14 vagas

15h às 16h30 Marcelo Brodsky entrevista Guadalupe Ruiz
Sala Itaú Cultural 247 lugares

16h30 às 17h30 Coffee Break
Arena

17h30 às 19h entrevista com Abelardo Morell
Sala Itaú Cultural 247 lugares

19h às 20h Coffee Break
Arena

20h às 22h Mesa: Fora de Casa com Cecilia Fajardo-Hill e Juan Antonio Molina
Sala Itaú Cultural 247 lugares


sexta 22

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Roberto Huarcaya
Casa das Rosas – Sala 1 14 vagas

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Workshop com Joan Fontcuberta
Casa das Rosas – Sala 2 14 vagas

15h às 16h30 Horacio Fernández entrevista Paolo Gasparini
Sala Itaú Cultural 247 lugares

16h30 às 17h30 Coffee Break
Arena

17h30 às 19h Martin Parr entrevista Alec Soth
Sala Itaú Cultural 247 lugares

19h às 20h Coffee Break
Arena

20h às 22h Mesa: Como nos vemos e como somos vistos – a diluição da identidade nacional com Alfonso Morales Carrillo, Claudi Carreras, Rodrigo Alonso
Sala Itaú Cultural 247 lugares


sábado 23

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Leitura de Portfólio com Alejandro Castellanos, Alejandro Castellote, Brett Rogers, Carlos Carvalho Eder Chiodetto, Florencia Malbrán, Joana Mazza e Joerg Bader
Midiateca

15h às 16h30 Apresentação Sueño de la Razón
apresentadores: Andrea Josch Krotki, Luis Weinstein, Fredi Casco
debatedores: Daniel Sosa, Pablo Corral Vega e Pio Figueroa
Sala Itaú Cultural 247 lugares

16h30 às 17h30 Coffee Break
Arena

17h30 às 19h Apresentação Fotolibros
apresentador: Horacio Fernández
debatedores: Cassiano Elek Machado, Lesley A. Martin, Marcelo Brodsky, Martin Parr e Ramón Reverté
Sala Itaú Cultural 247 lugares

19h às 20h Coffee Break
Arena

20h às 22h Mesa: Fora do Eixo – As Novas Plataformas com Eduardo Brandão, Jorge Villacorta Chávez, Giselle Beiguelman e mediação de Ronaldo Entler
Sala Itaú Cultural 247 lugares

domingo 24

10h às 13h e 14h30 às 17h30 Leitura de Portfólio com Claudi Carreras, Daniel Sosa, Diógenes Moura, Fredi Casco, Lesley A. Martin, Pablo Corral Veja, Ramón Reverté e Roberto Huarcaya
Midiateca

15h às 16h30 Mesa: Divagações Sobre o Futuro com Joan Fontcuberta, Maria Iovino, Mauricio Lissovsky e mediação de Iatã Cannabrava
Sala Itaú Cultural 247 lugares

16h30 às 17h30 Coffee Break
Arena

Endereços:
Sala Itaú Cultural, Arena e Midiateca Avenida Paulista 149 – Paraíso – São Paulo SP
Casa das Rosas Avenida Paulista 37 – Paraíso – São Paulo SP

Informações:
http://www.forumfoto.org.br
55 11 2168 1777 atendimento@itaucultural.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…