Nesta semana tem mostra de cinema latino-americano da classe trabalhadora todo santo dia

Para quem vai ficar em BH no feriado de semana santa, não faltará opção. De 8 a 12 de abril, acontece no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, a 4ª edição do FELCO – Festival Latino Americano da Classe Obrera que tem proposta voltada para as produções cinematográficas de cunho social e artístico.

Neste ano, o festival apresentará a Mostra Memórias do Subdesenvolvimento, que abre espaços para realizadores contemporâneos, cinema militante e vídeo-ativismo. Os filmes promovem a união entre os países da América Latina, integrando-os em um só continente: latino, indígena, negro e tropical.

As temáticas falam sobre os movimentos sociais; as lutas e a realidade da classe trabalhadora de nossa América Latina; o reconhecimento dos povos através de movimentos urbanos; cultura popular; luta agrária e camponesa; movimento negro; e outros. Durante cinco dias o público poderá conferir em BH as produções realizadas em várias partes da América Latina, não só produções atuais como também das décadas de 60 e 70.

Grandes nomes do cinema latino marcam presença na mostra Cine Militante como Fernando Birri, Raymundo Glayzer, Maurice Capovilla, entre outros. Como exemplo das produções contemporâneas, o Festival traz novamente a obra do cineasta Carlos Pronzato, que este ano lança o livro Poemas Sem Terra, sobre sua experiência nos acampamentos do MST.

Este ano o FELCO promove oficinas, show, debates e mostras itinerantes, sendo realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira 9/04 às 19h.
Sessão homenagem: Um grande ícone da produção realizada na década de 70 é, sem dúvida, o filme Los Traidores, com direção de Raymundo Gleyzer, cineasta desaparecido em 1976 em plena ditadura argentina. O filme é baseado em um conto de Victor Proncet, artista falecido recentemente em Buenos Aires, pai do cineasta Carlos Pronzato, que irá debater o filme e a trajetória do grupo Cine La Base com o público logo após a sessão.

A programação completa está no site http://www.redefelcominas.ning.com/
As exibições e debates têm entrada gratuita.

Oficinas
Em 2009, o FELCO traz para BH oficinas gratuitas de aperfeiçoamento e fruição cultural, voltadas para realizadores interessados e ao público em geral. Serão ofertadas quatro oficinas independentes cujas atividades conjugadas comporão o processo criativo de um vídeo, sendo uma oficina de comunicação de resistência, uma de ritmos populares, outra de cenas curtas e outra de ações colaborativas em tecnologias livres.

Outras informações em http://www.redefelcominas.ning.com/

As inscrições para as oficinas devem ser feitas enviando email para: cineclubemovimenta@gmail.com com o nome da oficina no campo “assunto”.


4ª edição do FELCO – Festival Latino Americano da Classe Obrera
Horário: 8 a 12 de abril 2009 às 17:00 a 12 abril 2009 às 21:00Local: CINE HUMBERTO MAURO - Palácio das Artes - Afonso Pena - Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil

Felco traz Mostra Musical em maio

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, a 4ª Mostra FELCO BH 2009 também apresenta ao público um espetáculo musical que convida a todos dar um passeio pelo caos século XXI, no contraditório ambiente cosmopolita de Belo Horizonte no dia 1º de maio de 2009 às 21 horas embaixo do Viaduto Santa Tereza - ligação da região central com a zona leste de Belo Horizonte/Minas Gerais - acesso pelo metrô da Praça da Estação.

Apresentação das bandas:
Retrato Radical, Efecto! e Apóstolos MC’sData:

A produção da mostra musical está a cargo de Nelson Rodrigues Pombo Júnior - videoativista e percussionista membro da diretoria do Instituto Imersão Latina (IMEL).

Mais informações: +55 31 8797-1853 - sinhonel@ig.com.br

A foto acima foi tirada por Brenda Marques durante oficina: Vozes da Cabanagem promovida pelo IMEL durante o Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará - Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas