Cultura do silêncio e democracia: uma reflexão sobre o direito à voz

Professor Venício de Lima lança em BH seu mais recente livro durante debate organizado em conjunto pela Escola do Legislativo e pelo Centro de Estudos Republicanos Brasileiros, do DCP/UFMG

O professor Venício de Lima vem a Belo Horizonte nesta quinta-feira, 8 de outubro, para lançar o seu mais novo livro, “Cultura do silêncio e democracia no Brasil – ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)”, durante um debate, a partir das 19 horas, no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento é uma organização conjunta da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás), grupo de estudo sobre o pensamento social e político brasileiro vinculado ao Departamento de Ciência Política da UFMG. O debate será gravado e transmitido pela TV Assembleia e faz parte do projeto Pensando em Minas, da Escola do Legislativo.
O livro é uma coletânea de ensaios produzidos ao longo dos últimos 35 anos pelo autor, professor aposentado da UnB e um dos mais conceituados estudiosos de mídia e comunicação do país. Os ensaios foram corrigidos, revisados e organizados em torno de cinco eixos: dois autores (Paulo Freire e Stuart Hall) e três temas (Políticas Públicas de Comunicação, Mídia e Política e Liberdade de Expressão). Em comum, esses ensaios trazem a relação entre comunicação, política e democracia. Com forte inclinação à ação e à intervenção, o livro discute o conceito de comunicação articulado por Paulo Freire, a sua atualidade e sua vinculação à noção republicana de liberdade, segundo Lima, ancorada no direito de “ter voz” e no autogoverno e também as possibilidades de sua aplicação no mundo contemporâneo. Para o professor Juarez Guimarães, que assina o prefácio, esse livro de ensaios “é, ao mesmo tempo, o testemunho de uma vocação crítica e o princípio de uma esperança”.

O debate é aberto ao público e as pessoas interessadas em participar do debate podem se inscrever pelo email escola.eventos@almg.gov.br, informando título da atividade, nome do participante, CPF, endereço e telefone. Os inscritos que comparecerem ao evento receberão certificado de participação.

Serviço:
Pensando em Minas – Escola do Legislativo
Tema: Cultura do silêncio e democracia no Brasil
(uma discussão sobre mídia e democracia no Brasil)
Debate com o professor Venício A. de Lima (professor da UnB)
Coordenação: Daniela Santiago Mendes Menezes (mestre em Comunicação pela UFMG e servidora da ALMG)
Debatedor: professor Juarez Guimarães (doutor em Ciências Sociais e professor do Departamento de Ciência Política da UFMG)

8 de outubro, quinta-feira, 19 horas.
Teatro da Assembleia Legislativa – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

Mais informações sobre o livro, links de duas resenhas:



Comentários

Postagens mais visitadas