Livro que defende a opinião pública democrática é lançado hoje em Belo Horizonte na Casa do Jornalista



O livro “Em defesa de uma opinião pública democrática – conceitos, entraves e desafios” será lançado hoje, 27/11, às 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400. Centro. Belo Horizonte).  Com o objetivo de discutir o sistema de comunicação social vigente no Brasil, a obra foi organizada pelos jornalistas Ana Paola Amorim e Venício A. de Lima e pelo cientista político Juarez Guimarães.

O evento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), recebe o apoio do Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-MG) e do Núcleo Mineiro do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé (Barão Minas).

Uma breve história

De acordo com os organizadores, o livro quer contribuir para aprofundar a compreensão em torno da necessidade de uma reforma democrática do sistema de mídia brasileiro e para formação de uma nova linguagem em defesa de uma opinião pública democrática no país. “Partimos da compreensão de que a ausência de uma opinião pública democrática é um dos principais impasses que afeta de maneira estrutural a construção da nossa legitimidade democrática”, afirma Ana Paola.

O livro se divide em três partes. A primeira, com um viés mais teórico e conceitual, construída sob a forma de diálogos: o primeiro, com dois filósofos que frequentam a vanguarda das tradições da cultura do republicanismo democrático, Newton Bignotto e Helton Adverse. O segundo, um diálogo como professor Leonardo Avritzer, uma liderança acadêmica na área dos estudos sobre democracia participativa.

A segunda parte busca identificar as origens históricas do déficit da opinião pública democrática, desde a chamada revolução de 30 até os dias de hoje. A terceira parte procura pensar experiências recentes na América Latina e sobre a aprovação, no Brasil, do Marco Civil da Internet.

Em sua apresentação, a obra traz o seguinte:

 “A maioria dos brasileiros, nos últimos anos, sem desertar de suas conviccções democráticas, mas em razão mesmo delas, já construiu amplamente um diagnóstico crítico do modo de funcionamento do atual sistema político no Brasil e anseia por reformas políticas. há muitas evidências de que já está se firmando a consciência de que também o sistema de comunicação social – privatizado, altamente concentrado e oligopolizado – não serve à democracia do país e precisa ser regulado a partir de princípios republicanos e pluralistas. (...) Em suas razões, argumentos, pesquisas e polêmicas, este livro se propõe a enriquecer o entendimento de que lutar pela liberdade de expressão já é, em si mesmo, uma expressão da liberdade”.
Organizadores

Ana Paola Amorim é professora do curso de jornalismo da Universidade FUMEC, doutora em Ciência Política pela UFMG e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CERBRAS (Centro de Estudos Republicanos Brasileiros), sediado no Departamento de Ciência Política da UFMG. É coautora com Juarez Guimarães de A corrupção da opinião pública – uma defesa republicana da liberdade de expressão, Boitempo, 2013.

Juarez Guimarães é professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, coordenador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS) e coautor com Ana Paola Amorim de A corrupção da opinião pública – uma defesa republicana da liberdade de expressão, Boitempo, 2013.

Venício A. de Lima foi pesquisador visitante I do CNPq no Departamento de Ciência Política (2010-2013) e é pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBTAS), ambos da UFMG. Professor Titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado). Coorganizador/autor com Juarez Guimarães de Liberdade de expressão: as várias faces de um desafio (Paulus, 2013), entre outros livros.

Comentários

Postagens mais visitadas