Encontro entre especialistas reflete a interação entre ensaístas, jornalistas e literatos da América Latina

Por Margarida Nepomuceno

Na quarta-feira próxima, 5 de novembro, duas estudiosas em Literatura Latino Americana, Ana Cecília Olmos, da Universidade de São Paulo e Joana Rodrigues, da UNIFESP, estarão reunidas com alunos e professores na Universidade de São Paulo, em uma oportunidade em que se pretende destacar a importância dos estudos literários para a compreensão da complexidade social dos países latino americanos.

Promovido pela comissão de organização dos eventos comemorativos dos 25 anos do PROLAM – Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo, o encontro terá lugar na Sala de Defesa do Departamento de Artes Visuais, da ECA-USP, e segue o curso originário da fundação do Programa, ocorrido em 1988, de enfatizar a interdisciplinaridade nos estudos latino americanos e de promover intercâmbios entre áreas que se complementam na perspectiva da Integração da América Latina.

Autora do livro “Por que ler Borges” (Ed. Saraiva: SP, 2008) e de vários ensaios sobre autores da América Latina, a argentina Ana Cecília Olmos é docente do Departamento de Letras Modernas da USP e vem se dedicando a orientar projetos de pesquisas na área de Literatura Hispano- Americana. Pretende apresentar nesse encontro suas pesquisas sobre a produção ensaística de dois escritores contemporâneos, o argentino Sergio Chejfec (1956) e o escritor e jornalista mexicano Juan Villoro (1956) sob a perspectiva do conceito de desterritorialização da Literatura Latino Americana.

Com o título “Entre a crítica e a crônica: o espaço do jornalismo na trajetória de Ángel Rama e de Gabriel García Márquez”, a jornalista Joana Rodrigues pretende apresentar nesse encontro suas reflexão sobre o espaço de interação entre o Jornalismo e a Literatura na América Latina nas escritas do uruguaio Ángel Rama e do colombiano Gabriel García Márquez, ambos cronistas, ensaístas e literatos.

Joana Rodrigues atuou em vários periódicos paulistas, doutorando-se pela Universidade de São Paulo, na área de Literatura hispano-americana. É docente da UNIFESP, campus de Guarulhos, nas áreas de Literatura espanhola e hispano-americana e junto com o jornalista e crítico Flávio Aguiar organizou o livro Ángel Rama, um transculturador do Futuro, pela editora UFMG, BH, em 2013. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local.

Os encontros realizados mensalmente pela Comissão de Organização dos 25 anos do Prolam tiveram início em junho do corrente ano e até o momento reuniu professores com papel destacado na fundação e solidificação do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina.

 Dentre os encontros pode-se citar:

“A interdisciplinaridade nos estudos da América Latina”, com Cremilda Medina;
“Intelectuais e Cultura na América Latina”, com Maria Helena Rolim Capelatto e Maria Ligia Prado;
“O Estudo da Arte no PROLAM”, com Dilma de Melo Silva, Mariza Bertoli e Lisbeth Rebollo Gonçalves, além de receber a historiadora Tereza Maria Spyer Dulcci para uma palestra sobre a importância da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino Americana para a formação de pesquisadores e para os processos de Integração da América Latina.

Serviço:
A Literatura Latino Americana
Organização: Comissão de Organização dos 25 anos do Prolam -USP 
Dia: 5 de novembro de 2014
Horário: 14h30 – 17h30
Sala de Defesa do Departamento de Artes Visuais da ECA-USP
Prédio Central- 2º andar. Avenida Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443- Butantã- SP
Inscrições no local
Haverá emissão de certificados

Informações: prolam_usp @usp.br

FONTE www.coresprimarias.com.br

Comentários