Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe começa amanhã em Brasília





De segunda a quarta-feira (10 a 12/11), Brasília vai sediar a Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar. Entre os pontos que serão abordados pelos participantes estão os avanços das políticas para as mulheres no Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) e as estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos recursos técnicos, financeiros, ambientais e serviços.



O encontro vai reunir ministros, embaixadores, gestores de políticas públicas, representantes de organismos internacionais, organizações de mulheres, representantes de movimentos sociais, pesquisadores e acadêmicos de mais de vinte países.

A diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (DPMR/MDA), Karla Hora, destaca a importância da interação entre os governos e a sociedade e civil. O diálogo entre as representações das mulheres e os governos que participam da Conferência é fundamental, para definirmos uma estratégia de ação conjunta, que nos permitirá, além de conhecer as demandas e anseios das trabalhadoras, propor iniciativas que promovam sua autonomia.

Os debates e apresentações que buscam identificar desafios e formas de atuação conjunta, além de contribuir para o processo de integração regional na área de desenvolvimento rural, darão origem à Declaração de Brasília. O documento irá consolidar a estratégia de articulação e estímulo à cooperação internacional, a partir dos seminários e reuniões realizadas em Brasília, Brasil (março, 2013); San José, Costa Rica (junho, 2013); Quito, Equador (setembro, 2013); Santo Domingo, República Dominicana (outubro, 2013) e Santiago, Chile (abril, 2014).

A Conferência é promovida pelo governo brasileiro, por meio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), das Relações Exteriores (MRE) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR); em parceria com a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac); a Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf); a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO); o Conselho Agropecuário Centro-americano (CAC); e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Durante o primeiro dia de atividades, a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) lançam, às 17 horas, a publicação Estudio Comparatativo Regional de Asistencia Técnica y Extensión Rural com perspectiva de Género. O livro é resultado do importante trabalho desenvolvido no âmbito da Reaf, por meio do Programa Regional de Fortalecimento Institucional de Políticas de Gênero, e analisa os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil, Argentina e Uruguai.

O estudo reúne e sistematiza informações essenciais para se compreender melhor o impacto da desigualdade entre homens e mulheres no acesso a esses serviços, nos apresentando um quadro atual sobre a situação das trabalhadoras rurais nos três diferentes países latinos.

Na ocasião, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apresentará o Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG) e o livro, publicado recentemente, Estatísticas de Gênero Uma análise do Censo Demográfico 2010.

Serviço
Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar
Dias: 10 a 12 de novembro (segunda a quarta-feira)
Hora: 8h30 às 18h
Local: Palácio do Itamaraty Esplanada dos Ministérios Bloco H, Brasília DF,  Brasil.

Clique aqui e confira a programação.

Fonte: Ascom/MDA

Comentários

Postagens mais visitadas