Crítico e romancista Silviano Santiago ganha prêmio José Donoso no Chile

O escritor brasileiro Silviano Santiago foi anunciado nesta quarta-feira (3) como ganhador do Prêmio Ibero-americano de Letras José Donoso 2014, da Universidade de Talca, no Chile, por sua "extensa obra ensaísta e romancista". Santiago foi selecionado por "unanimidade" pelos seis membros do júri, formado por Silviano Santiago na Flip,  Raquel Olea (escritora chilena), Celina Manzoni (Universidade de Buenos Aires), Andrea Pagni (Universidade de Erlangen-Nürnberg), Fernando Iwasaki (escritor peruano), Jorge Wolf (Universidade Federal de Santa Catarina) e Javier Pinedo (Universidad De Talca).  O júri destacou, em relação a Santiago, sua "longa trajetória como ensaísta e narrador baseada em fontes tradicionais, o que deu lugar a um pensamento original e único sobre a América Latina". 

Nascido em Formiga (MG) em 1936, o romancista, ensaísta, crítico e poeta é autor de "O entre-lugar do discurso latino-americano", "O cosmopolitismo do pobre" e "As raízes e o labirinto da América Latina". "É um nome muito importante no ensaio brasileiro, sua ficção integra grandes aspectos de seu pensamento, consegue levar a crítica cultural ao leitor", afirmou Andrea Pagni. De acordo com o júri, Santiago, um dos críticos culturais mais originais da América Latina, é uma referência ineludível neste campo, e no entanto ainda é pouco conhecido nos países de língua espanhola. Sobre isso, o júri lembrou que "é um fenômeno muito comum na América Latina o sigilo artístico, já que as culturas nacionais são fechadas, e as políticas editoriais não ajudam a distribuir melhor a cultura". "Existem novos vínculos entre nossos países, mas sempre tendemos a esquecer o nexo cultural, falta literatura brasileira aqui, tomara que este prêmio também sirva para criar maiores laços literários com o Brasil" lembrou Raquel Olea.

Os romances "Em libertade", "Stella Manhattan" e "Viagem ao México" também são uma destacada referência do autor, que transita em cada página entre a ficção, o ensaio, a biografia e a crítica. O cosmopolitismo do pobre, expressão cunhada por Silviano Santiago, evidencia a encruzilhada que a sociedade latina enfrenta diante da nova situação global, reflexões próprias que lhe valeram o Prêmio José Donoso 2014. A entrega do prêmio será realizada durante a Feira Internacional do Livro de Santiago, realizada no final de outubro e no começo de novembro. Os últimos ganhadores deste prêmio foram o mexicano Jorge Volpi (2009), a chilena Diamela Eltit (2010), o nicaraguense Sergio Ramírez (2011), o mexicano Juan Villoro (2012) e o chileno Pedro Lemebel (2013).

Fonte: EFE

Comentários

Postagens mais visitadas