Travesias Culturales: Foz do Iguaçu no Brasil e Lima no Peru sediarão atividades do Colóquio Interdisciplinar “Caminha Guaman



________Sancayhuasi2
Promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Universidade Nacional Mayor de San Marcos, e com apoio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), Capes e Livraria Kunda, o evento “Travesias Culturales – Caminha Guaman Poma en la Guairá” será realizado em duas datas de outubro, nas cidades de Lima, no Peru, e Foz do Iguaçu. A primeira etapa será nos próximos dias 15, 16 e 17 de outubro, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru, e a segunda será nos dias 30 e 31 de outubro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, aqui na cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site lastravesiasculturales.wordpress.com e são gratuitas.
O evento pretende revisar a obra de um dos cronistas mais importantes da América Latina, escrita em 1614, há 400 anos. “El Primer Nueva Corónica y Buen Gobierno” é um manuscrito indígena de 1200 páginas, escrito por um indígena do Peru colonial. O documento, localizado na Biblioteca Real de Dinamarca, só se tornou conhecido em 1908.
____0910site_guaman2
A obra de Guaman, composta de milhares de páginas, está completando 400 anos.
(Imagem: reprodução Unila)
Segundo os organizadores do evento, “a importância das discussões é consolidar estudos andinos no Brasil e na América Latina no século 21. Outro ponto importante é contribuir com a divulgação de uma obra que tem 400 anos e propõe soluções e alternativas para pensarmos as políticas públicas, inclusões sociais e, principalmente, a educação intercultural, na atualidade”.
Sobre Guaman - Índio, o cronista ocupou cargos administrativos e redigiu, a partir de sua visão, crônicas alternativas àquelas escritas pelos espanhóis durante a época da Conquista, com partes em quéchua e aimará. Nessa obra, que completa neste ano seu quarto centenário, o cronista nos mostra a enorme riqueza sociocultural andina da época (e que ainda perdura) e, por essa razão, constituiu-se em um dos textos mais estudados no âmbito acadêmico e internacional.
_________________________
Fonte: Assessoria Unila

Comentários

Postagens mais visitadas