Sem democratização da comunicação, mídia atua como partido político

 A democratização da comunicação é pauta de mobilizações em vários estados. Uma jornada iniciada no último dia 13 se estende até 18 de outubro. Ativistas, entidades e movimentos sociais e sindicais promovem uma série de atividades na Semana Nacional de Luta pela Democratização da Mídia.

No Brasil, atualmente, apenas seis grupos controlam 70% da mídia nacional. Para o jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, o Miro, os oligopólios são incompatíveis uma co,.municação mais democrática.
“Sem democratizar a comunicação nós não vamos democratizar a sociedade brasileira e nós não vamos avançar nas lutas dos trabalhadores brasileiros. Você não vai ter uma ampliação da democracia sem mexer com a mídia. O poder dos monopólios midiáticos é muito grande. Ele atemoriza principalmente as instituições políticas.”
Miro questiona a atuação de empresas midiáticas para favorecer determinados grupos políticos nestas eleições.
“Essa eleição para quem ainda tinha dúvida sobre o papel da mídia. Ficou evidente, a mídia é o grande partido político da direita brasileira, faz terrorismo econômico, escandaliza políticas de forma seletiva só no que interessa, está em plena campanha para tentar fazer com que os neoliberais retornem ao poder. Então é hoje o grande partido da direita no Brasil.”
Um dos avanços apontados por Altamiro Borges é o Marco Civil da Internet. A Lei foi aprovada em abril após cinco meses de polêmicas, marcadas por forte lobby de empresas de telecomunicações. O Marco Civil da Internet estabelece os direitos e deveres de usuários e de provedores.
De São Paulo, da Radioagência BdF, Leonardo Ferreira.
16/10/14

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Ativistas, entidades e movimentos sociais e sindicais promovem uma a Semana Nacional de Luta pela Democratização da Mídia. No Brasil, apenas seis grupos controlam 70% dos meios de comunicação.
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