Inscrições para o mestrado em integração latino-americana estarão abertas até 17 de novembro

 

Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Integração Contemporânea da América Latina, que seguem até o dia 17 de novembro. O edital que disciplina o processo seletivo pode ser conferido aqui. Mais informações podem ser obtidas no site do PPG-ICAL, em www.unila.edu.br/mestrado/ical. Estão abertas 15 vagas gratuitas para esta que será a segunda turma do programa. As vagas são destinadas, preferencialmente, a candidatos latino-americanos, graduados na área de Ciências Humanas e Sociais, Linguística, Letras e Artes. Na distribuição das vagas, será considerada a proporcionalidade entre brasileiros e demais latino-americanos. O quadro docente é composto por professores efetivos e seniores da UNILA, além de docentes externos.
As inscrições poderão ser realizadas por e-mail ou pessoalmente. O candidato deverá acessar a aba “Inscrições” no site, baixar e preencher o formulário e o termo de anuência, que deverão ser entregues na Secretaria do Programa ou enviados para o e-mail selecao.ical@unila.edu.br, sendo que no campo “assunto” o candidato deverá colocar “nome completo – inscrição”.
Serão duas fases do processo seletivo, que são eliminatórias e classificatórias. Na primeira fase, o processo seletivo inclui avaliação do projeto e currículo e histórico escolar; na segunda fase, haverá uma entrevista, que pode ser a distância. O resultado final está previsto para ser homologado em 21 de janeiro de 2015. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas em março de 2015, conforme calendário acadêmico.
O objetivo do ICAL é contribuir para a formação de profissionais qualificados, do ponto de vista técnico, político e ético, para os processos de integração da América Latina. “Espera-se que os mestres a serem formados pelo programa façam a diferença ao se vincularem a órgãos públicos, movimentos sociais, organizações internacionais, contribuindo para qualificarem os referidos espaços”, disse o professor Jayme Benvenuto, de Relações Internacionais e Integração, coordenador do PPG-ICAL. O diferencial, de acordo com Jayme, é o estudo da integração no contexto contemporâneo, sem que se perca de vista a perspectiva histórica dos processos integracionistas.

Linhas de Pesquisa


O Programa é vinculado à área de Ciência Política e conta com duas linhas de pesquisa: Integração, Estado e Sociedade; e Integração, Cultura e Sociedade. A primeira tem como objetivo analisar as relações de poder que caracterizam a integração mediante a atuação de seus múltiplos atores, buscando repensar o papel do Estado como locus de poder, ao mesmo tempo em que aborda a integração dos povos em suas formas de expressão política, econômica e social. A crise de legitimidade da democracia formal, os novos constitucionalismos e as políticas sociais que têm se voltado para as reduções das assimetrias, em cada país e na região, são temas estruturantes.
Na linha Integração, Cultura e Sociedade, o objetivo é analisar os processos histórico-culturais latino-americanos no âmbito da integração da região. O foco dos fenômenos de integração aqui definido inclui manifestações menos formais e aparentes que ocorrem no tecido social e cultural do continente. O ponto de partida é a noção de que os valores culturais latino-americanos estão presentes nos processos econômicos, nas relações sociais e internacionais, construindo uma história original na qual a música, a literatura, o cinema, as artes visuais e o teatro são elementos identificadores.
_____________________________
Assessoria Unila

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos