Ecomuseu de Itaipu inaugura três mostras

Para marcar o aniversário de 27 anos de criação, o Ecomuseu inaugurou, no dia 16, “Poty, poeta do traço”, do artista paranaense Poty Lazzarotto. Além dela, outras duas, reunindo obras de artistas iguaçuenses estão à mostra no museu mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu.
A mostra substitui a exposição Trabalhadores, do fotógrafo Sebastião Salgado, que ficou quatro meses em cartaz. Além de Poty, outras duas mostras vão estrear no Ecomuseu: Foz em Aquarelas, de Beto Candia, e À mão livre, de Haroldo Alvarenga.
A exposição de Poty reúne mais de cem obras do artista paranaense. (Fotos: assessoria Itaipu)
A exposição de Poty reúne mais de cem obras do artista paranaense.
(Fotos: assessoria Itaipu)
Poeta do traço - A exposição de Poty traz 130 gravuras e desenhos aquarelados sobre os temas trabalhador e profissões, mostrando diferentes fases do artista. Dois videodocumentários também compõem a exposição: um com depoimentos sobre o artista e outro com o próprio autor falando sobre seu trabalho. A exposição vem a Foz do Iguaçu graças a uma parceria do Ecomuseu com o Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba. A mostra permanece em cartaz até 8 de fevereiro de 2015.
Poty Lazzarotto nasceu em 29 de março de 1924, em Curitiba, e faleceu em 8 de maio de 1998. Conhecido pelos grandes painéis em cerâmica, Poty tem obras espalhadas por todo o Estado, principalmente em sua cidade natal.
Na Itaipu, o Painel do Barrageiro, inaugurado em 1998, em frente ao Mirante Central, por onde passam os turistas que visitam a usina, presta uma homenagem aos barrageiros da usina.
Obra de Haroldo Alvarenga no pátio iluminado do Ecomuseu
Obra de Haroldo Alvarenga no pátio iluminado do Ecomuseu
Foz em esculturas e aquarelas - A mostra “À mão livre”, de Haroldo Alvarenga, faz uma homenagem em memória do artista plástico iguaçuense, que morreu em março do ano passado.
São esculturas em cera, madeira e, principalmente, em metal, muitas das quais estavam espalhadas por Foz do Iguaçu. O curador da exposição é o pesquisador Jorge Anthônio e Silva, docente em Cultura e Arte Latino-Americana na Unila.
A exposição Foz em Aquarelas traz 17 desenhos do artista Beto Candia, retratando o passado, presente e futuro da cidade. São paisagens como a Ponte da Amizade, as Cataratas do Iguaçu, vários ângulos da Itaipu, o Templo Budista, a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, entre outros.
A exposição é feita em parceria com a RPCTV, Cataratas do Iguaçu S.A., Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) e ficará de forma permanente no Ecomuseu, sob gestão do Fundo Iguaçu.
Nova fase do Ecomuseu - Desde o ano passado, o Ecomuseu de Itaipu assumiu a tendência de prestigiar as artes contemporâneas. Entre julho e novembro de 2013, a exposição Múltiplo Leminski atraiu 130 mil pessoas ao espaço, batendo o recorde histórico de visitação.
Em 2014, o Ecomuseu recebeu a instalação Lágrimas de São Pedro. O objetivo é fazer do local, além de sua tendência educativa, também um espaço cultural e artístico.
________________________________
Itaipu Binacional

Comentários

Postagens mais visitadas